Falacocriticas.blogspot.com

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Adolescente suspeito de matar colega em “roleta russa” se apresenta à polícia

Ele disse que apontou a arma do crime, um revólver calibre 38, para o chão e atirou
O pai do jovem de 14 anos, suspeito de assassinar um adolescente de 15 durante uma “brincadeira” de roleta russa, apresentou o filho na manhã desta sexta-feira (30), na 34ª Delegacia Territorial (DT/Portão). O adolescente suspeito foi ouvido pela delegada plantonista Maria Daniele Souza Monteiro e falou sobre os motivos que o levaram a cometer o crime.
A delegada lavrou o auto de apreensão do adolescente e o encaminhou ao Ministério Público (MP). O fato ocorreu na tarde de quinta-feira (26) em um terreno baldio próximo à escola Estadual Kleber Pacheco, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. O adolescente de 15 anos foi morto com um tiro no peito.
A delegada informou que depois de cometer o crime, o adolescente foi até a sua casa, pôs algumas roupas em uma mochila e foi para a casa de uma tia, na localidade de Subaúma. Na manhã desta sexta-feira, o pai do jovem foi até onde ele estava escondido e o convenceu a se apresentar na delegacia.
Em seu depoimento, o garoto, segundo a Polícia Civil, não demonstrou sentimento de culpa pelo que fez. Ele disse que apontou a arma do crime, um revólver calibre 38, para o chão e atirou. A força do disparo fez com que a arma se levantasse, ficando apontada para o peito do colega, que acabou recebendo o tiro.
Dono da arma
O garoto disse também que o revólver pertencia a outro adolescente, que tem envolvimento com o tráfico de drogas na localidade de Pé Preto, em Portão. O traficante teria passado a arma para que ele a escondesse de uma blitz que era realizada pela Rondesp, naquele bairro, quando ia para a escola.
Versões para o crime
A delegada informou ainda que o depoimento de outro adolescente que testemunhou o crime, ouvido na tarde de quinta-feira, na 34ª DT, contradiz a versão do jovem que estava com arma.
Segundo ele, o garoto de 14 anos chamou os três colegas, que estudam na escola Estadual Kleber Pacheco de Oliveira, para ir até o terreno baldio próximo à escola para lhes mostrar o revólver. No local, ele retirou as balas do tambor e deixou no seu interior apenas um projétil.
Então, apontou a arma para o colega e atirou. Antes de atirar, no entanto, teria perguntado: “Querem ver eu matar alguém?”. A polícia irá investigar se o garoto que cometeu o homicídio também tem ligações com o tráfico.

O corpo do adolescente de 15 anos foi sepultado na tarde de hoje no Cemitério de Portão, em Lauro de Freitas. Redação CORREIO


Prefeito de Senhor do Bonfim deixa o PT

O prefeito de Senhor do Bonfim, Paulo Machado, anunciou a sua saída do Partido dos Trabalhadores (PT). O motivo do desligamento, segundo o gestor, foi a falta de apoio imediato a sua candidatura à reeleição. O Diretório Municipal do PT determinou que, somente em abril de 2012, o partido iria se pronunciar quanto à candidatura e reeleição do prefeito.

Essa postura afastou qualquer garantia de que o gestor continuaria seu plano de governo e que poderia normalmente ser efetivado em um segundo mandato. Pela deliberação, possivelmente, Machado ainda teria o nome submetido a uma prévia e o governo a uma avaliação.

Segundo o prefeito Paulo Machado, tal atitude “tanto provoca instabilidade política quanto dissemina uma desconfiança em relação ao curso de continuidade do próprioprojeto administrativo”. De fato, o partido não deixou a certeza de que ele continuaria implementando a totalidade do projeto que vem desenvolvendo em Senhor do Bonfim.

Apesar da saída do PT, o prefeito garante à população bonfinense que continuará “na base do governador Wagner e da presidenta Dilma, sem alterações substanciais no ritmo de seriedade e compromisso, que, com dignidade e trabalho vem pautando a suagestão”.(Fonte Tribuna da Bahia ).

Folha lança site para receber informações de fontes anônimas

A Folha lançou o programa Folhaleaks, um canal na Folha.com destinado a receber informações e documentos que possam merecer uma investigação jornalística. Trata-se de uma ferramenta que permitirá ao leitor enviar sugestões, informações e documentos inéditos capazes de gerar reportagens investigativas elaboradas pela equipe do jornal. O internauta poderá fazer isso de forma anônima. O jornal preservará o anonimato das fontes que não queiram se identificar, procedimento autorizado pela Constituição brasileira quando necessário para garantir o direito à informação. "O Folhaleaks foi criado para ampliar o acesso da sociedade a informações relevantes, estreitando ainda mais a relação dos leitores com a produção de reportagens de interesse público", afirma Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha.
Poderão ser enviados para o portal textos e arquivos (vídeo, foto, áudio). As informações e documentos passarão por uma triagem. Não serão publicadas informações que não tenham sido checadas e confirmadas pela equipe de repórteres do jornal. Depois da seleção das sugestões e da identificação dos temas de maior relevância, os participantes poderão ser procurados pelos jornalistas para detalhar e aprofundar os dados, se manifestarem interesse em ser contatados posteriormente. O jornal confirmará o recebimento das informações por meio de um número de identificação de cada sugestão. A Folha, no entanto, não se obriga a informar o andamento e a conclusão de suas avaliações, nem se publicará ou não reportagem a partir dos dados. A participação é espontânea. O jornal não remunera suas fontes de informação.
Por: Redação Bocão News.

Mais de cem países apoiam ações para prevenir participação de crianças em conflitos armados

Segundo a ONU, centenas de milhares de crianças e adolescentes estão participando de conflitos armados ou associados às forças armadas em todo o mundo. Especialistas afirmam que o impacto sobre o bem-estar das crianças e a saúde mental delas representa uma violação dos direitos humanos, além de uma ameaça grave à paz duradoura. Em 26 de setembro, mais cinco países aderiram ao plano de proteção entre eles Angola e Costa Rica, o país latino-americano não tem exército. Os “Princípios de Paris” foram firmados na capital francesa em 2007. Pelo acordo, crianças vítimas de conflitos armados recebem apoio para se reintegrar à sociedade.

Vergonha e Estigma
A vice-diretora-executiva do Unicef, Rima Salah, disse que “crianças associadas a conflitos armados, frequentemente, carregam a vergonha e o estigma da situação.” No ano passado, o Unicef e seus parceiros ajudaram a liberar e a reintegrar cerca de 10 mil crianças de situações de conflitos e serviço às forças armadas. A representante especial do Secretário-Geral da ONU sobre o tema, Radhika Coomaraswamy, afirmou que fazer justiça às crianças é mais que punir o autor do crime, é também dar a elas os direitos roubados, como: perda da família, da educação e da vida.

(Fonte: Portal Pró-Menino)


quinta-feira, 29 de setembro de 2011

PREFEITURA DE TEOFILÂNDIA É RESPONSABILIZADA PELO ACIDENTE COM ALUNOS


O veículo que era conduzido pelo senhor de pré-nome Reginaldo, um caminhão Ford F-4000 de cor branca e placa policial JLW 7754 Teolânida-Ba tombou no centro de um campinho de terra batida usado pela comunidade para pratica desportiva. O caminhão tipo " Pau de Arara”, que é utilizado como transporte escolar, causou pânico na zona rural , na região do “Alto Alegre” próximo ao povoado do “ponto seco” em Teolândia. O carro tombou, deixando mais de 30 crianças feridas, algumas foram socorridas no local por professores e as vítimas mais graves foram encaminhadas para o Hospital Municipal Osvaldo José de Souza onde receberam os primeiros-socorros pelo médico plantonista Drº Augusto Barbosa.

Uma das crianças foi transferida para o Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus em estado gravíssimo e outras duas foram transferidas para o Hospital em Valença com diversas fraturas em ambos os membros. Familiares de alunos e amigos, denunciam a prefeitura de Teolândia, pelo descaso com os estudantes da zona rural. "Enquanto em outras cidades são usados micro-ônibus e Vans,em Teolândia as crianças são transportadas como gado, em carro pau de arara", desabafou uma mãe.
Fonte: Vermelhinho


Pau de arara tomba na zona rural de Teolândia e deixa mais de 30 crianças feridas

Um adolescente de 15 anos está internado em estado grave na UTI do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus
Louise Lobato | Redação CORREIO
Louise.Lobato@redebahia.com.br
Atualizado às 10h11

Um adolescente está internado em estado grave na UTI do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus depois de um acidente grave na região de 'Alto Alegre', próxima ao povoado de 'Ponto Seco', na zona rural de Teolândia, município localizado 273 quilômetros de Salvador. O acidente aconteceu quando um caminhão do tipo 'pau de arara', que fazia o transporte dos estudantes da Escola Municipal José Libanio, tombou no centro de um campo de terra batida na tarde desta quarta-feira (28).

De acordo com o marido de uma das professoras da escola que estava presente no local do acidente e preferiu não se identificar, as crianças estavam saindo da escola a caminho de um campo onde elas faziam atividades físicas quando o caminhão da marca Ford modelo F-4000 tombou. O motorista do veículo, de pré-nome Reginaldo, teria feito uma manobra brusca em alta velocidade.
O transporte de pessoas com o pau de arara é irregular e ilegal

Mais de 30 crianças estavam dentro do veículo, e várias ficaram feridas. O adolescente Edimilson de Jesus Santos, de 15 anos, que sofreu uma fratura na bacia e traumatismo em diversas partes do corpo está internado em estado grave no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. De acordo com a assessoria do hospital, o jovem se encontram fraturas graves nos membros superiores, inferiores e traumatismo craniano foram socorridas para o Hospital de Valença, mas não há mais informações sobre o seu estado de saúde. Um carro da prefeitura trans na Unidade de Tratamento Intenso (UTI) e chegou no local com suspeita de hemorragia interna, que ainda não foi confirmada.

Duas crianças ainda sofreraportou de volta para suas casas as crianças envolvidas no acidente que sofreram apenas escoriações leves.

Segundo um morador da localidade que não quis se identificar, alguns meninos apresentaram pioras na manhã desta quinta-feira (29) e uma van da Prefeitura de Teolândia foi enviado ao povoado de 'Ponto Seco' para encaminhar essas crianças ao Hospital de Valença.

O transporte de pessoas em veículos do tipo 'pau de arara' é ilegal e irregular, mas segundo moradores da região o transporte em toda a região é feito com esse tipo de caminhão porque os ônibus da prefeitura não conseguem chegar a zona rural.



quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Brasileira é morta a facadas nos Estados Unidos

A polícia investiga a morte da mineira Patrícia Fróes, ocorrida na última segunda-feira (26), no prédio onde morava na cidade de Marshfield, no estado de Massachusetts, Estados Unidos, quando voltava de uma festa. De acordo com a polícia, o ex-marido da vítima, que também é de Minas Gerais, é suspeito do crime.

De acordo com a mãe da vítima, Roseli Fróes, o ex-marido da filha nunca aceitou o término do relacionamento. “Ele ameaçou ela (Patrícia Fróes) e falou que o dinheiro que ele estava devendo para ela não iria pagar, ia comprar um revólver e dar um tiro na cabeça dela”, disse.

O corpo foi encontrado pela polícia no corredor do prédio. A mãe do suspeito, Carmem Machado, informou que o filho foi localizado pela polícia e levado para um hospital, porque teria tentado se matar. Ainda segundo ela, o filho não aceitava o fim do relacionamento e permanece internado.

A assessoria de imprensa do Itamaraty informou que o Consulado do Brasil em Boston abriu um processo para realizar o traslado do corpo e tomar outras providências. Por: Redação Bocão News - 28 de Setembro - 16h30


terça-feira, 27 de setembro de 2011

Capacitação continuada de conselheiros ainda não é realidade em todo o país

Projeto de formação continuada contribui no bom funcionamento de Conselhos Tutelares e dos Direitos












Portal Pró-Menino
Apesar de eleitos ou nomeados para isso, muitos conselheiros dos direitos e tutelares desconhecem o papel de suas atribuições. Com o objetivo de suprir essa necessidade de formação, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) publicou, em março de 2010, a Resolução nº139, que, entre outros parâmetros, dispõe sobre a necessidade do município ou distrito garantir a partir do orçamento público a formação continuada dos conselheiros.

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) lançou um projeto federal de capacitação continuada, a Escola de Conselhos, que tem como objetivo contribuir na capacitação dos conselheiros pelo país e também criar parâmetros para projetos municipais e distritais semelhantes no futuro. A Escola de Conselhos vem sendo implementada em alguns estados a partir de convênios e possui financiamento federal de duração de 1 ano e meio. Segundo o ex-presidente do Conanda, Fábio Feitosa da Silva, no ano passado, 17 estados já tinham esse tipo de capacitação.

Em Sergipe, por exemplo, existem 430 conselheiros tutelares e 608 conselheiros dos direitos, distribuídos, respectivamente, em 86 e 75 órgãos. E, desde dezembro de 2010, funciona uma Escola de Conselhos coordenada por um grupo gestor formado pela organização não governamental Sociedade Semear, pelo Fórum de Conselheiros Tutelares e ex-Tutelares (FACTUS), pelo Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente, pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Aracaju, pelo Ministério Público, pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e pela regional da Ordem dos Advogados (OAB/SE).

“A primeira ação da Escola foi diagnosticar a situação dos conselheiros dos direitos e tutelares e saber que era a real necessidade deles. A intenção era aproveitar da melhor maneira possível o recurso do convênio e fazer uma capacitação que realmente contribuísse na atuação dos conselheiros”, disse Danielle Rodrigues Dutra, coordenadora da Escola de Conselhos. Em janeiro, por meio de curso de 32 horas, a formação foi iniciada. Ela deve ser encerrada em maio de 2012, quando os conselheiros tutelares e dos direitos deverão apresentar planos de ação a serem desenvolvidos em suas localidades.

Já no Distrito Federal, onde existem 165 conselheiros tutelares e 20 conselheiros dos direitos, distribuídos em, respectivamente, 33 e 1 órgãos, a realidade é outra. Apesar de contar com uma associação de conselheiros tutelares, o Distrito ainda não possui um projeto de formação continuada nos moldes da Escola de Conselhos.

“Essa é uma pauta nossa que nós defendemos não só para os Conselhos Tutelares, mas também em benefício dos Conselhos dos Direitos. Eu mantenho a proposta que está presente no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de que o conselheiro deve ser próximo da comunidade. Porém, o que vemos sempre são os mesmos que participam, aqueles que já fizeram parte de uma entidade do município ou do serviço público. Não existe oportunidade real de capacitação”, afirma o conselheiro tutelar e secretário-executivo da Associação de Conselhos Tutelares do Distrito Federal, Rafael Madeira.

Desde a divulgação da resolução do Conanda, um projeto de criação de uma Escola de Conselhos vem sendo proposto pelo Centro de Estudos Avançados da Universidade de Brasília (CEAG/UNB). “Não saiu até hoje por conta de acertos dos grupos envolvidas, mas agora, com a normativa do Conanda, a oportunidade de realização do projeto está mais concreta”, explicou o conselheiro tutelar. Enquanto a Escola não é criada, a associação continua realizando algumas formações em parceria com outras organizações e instituições. “Sempre tivemos espaços pontuais de formação coordenados pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), pelo Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes (CECRIA) e Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente (CDCA)”, disse ele.

Governo antecipa pagamento de acréscimo a aposentado

O Ministério da Previdência Social resolveu antecipar em quase um mês o pagamento dos aposentados e pensionista que têm direito de receber um acréscimo de até R$ 6 mil no valor do benefício por causa da revisão do teto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A quitação da dívida com os aposentados será escalonada até 2013.
Com a alteração do cronograma, as pessoas que têm a receber até R$ 6 mil serão beneficiadas em 3 de outubro. Antes, o valor seria pago no 31 de outubro. Nesse primeiro momento, serão contemplados 62.734 aposentados e pensionistas. O desembolso do governo será de R$ 118,538 milhões. Pelo menos, por enquanto, a antecipação da data está prevista apenas para o primeiro grupo de beneficiários. Se que valor que aposentado ou pensionista tiver a receber for superior a R$ 19 mil, a diferença será quitada apenas em 31 de janeiro de 2013.
Segundo o Ministério da Previdência Social, o cronograma prevê que os 131.161 aposentados que devem ser contemplados serão divididos em quatro grupos. Mas o beneficiário, quando atendido, receberá todo o dinheiro que deve receber em uma única parcela. A revisão do teto da Previdência vale para os benefícios concedidos entre 5 de abril de 1991 a 1º de janeiro de 2004. Na ocasião, essas pessoas receberam um valor inferior ao que deveria ser pago e, portanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou o pagamento da diferença.
27/09/2011 | 18:01 | AGÊNCIA ESTADO

Acidente no metrô de Xangai deixa mais de 200 feridos

Choque entre dois trens foi provocado por uma falha no sistema automático de sinalizaçãoMais de 240 pessoas ficaram feridas nesta terça-feira em um choque de dois trens do metrô deXangai, provocado por uma falha no sistema automático de sinalização.
O acidente aconteceu às 14H51 (3H51 de Brasília), quando um trem bateu em outro na linha 10 da rede metropolitana da capital econômica da China, informou a empresa que opera o metrô.
"A colisão foi provocada por um problema de sinalização", afirma um comunicado.
Mais de 240 pessoas ficaram feridas, em sua maioria levemente, de acordo com a agência oficial Xinhua. O site do jornal Dongfang Zaobao afirma que 20 pessoas ficaram gravemente feridas.
Mais de 500 pessoas foram retiradas dos trens.
Há dois meses, 40 pessoas morreram em uma colisão entre dois trens de alta velocidade perto de Wenzhou, leste da China. Após o acidente, especialistas criticaram o ritmo acelerado da construção do setor ferroviário de última geração, que em poucos anos se tornou o maior do mundo. (Fonte: Gazeta do Povo).


segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Toque de acolher garante o direito à vida dos menores

A quem Defensoria Pública defende no processo penal? Réus que cometem crimes, o que faz parte da sua função digna e muito nobre: a defesa dos pobres e necessitados no nosso Estado Democrático de Direito, tentando restabelecer o princípio da igualdade entre ricos e pobres.
Ainda assim, não entendemos a posição institucional da "Defensoria Pública" contra o toque de acolher. Toque de acolher é coisa séria. Reduz violência e é aplicado nos países do primeiro mundo. Essas pessoas que se dizem contra o "acolher" só andam em gabinetes, não se preocupam em tomar atitudes contra a prostituição infantil e contra o crack que tomam conta dos nossos menores de 18 anos.
Não tomam atitude por vários fatores. É muito fácil estar na capital, sob o comando de uma instituição, e tentar trazer os holofotes por meio de uma suposta "ação" contra o toque para manter a omissão no combate à violência juvenil. Muitos criticam as decisões inovadoras.
Depois da redemocratização do país, não se pode mais fazer restrição a nada. Mas se o Estado não faz restrição a excessos, os criminosos fazem e impõem seu "toque de recolher". O jornal New York Times informou que, em Salvador, por exemplo, houve um aumento de 430% no número de homicídios de 1999 a 2008. O que os opositores fazem contra isso na Bahia?
Se estes são supostos especialistas contra o toque de acolher, já existem quase cem juízes, também especialistas, aplicando o toque de acolher no Brasil, lembrando que esta é uma matéria muito mais afeta aos juízes da infância, prevista no artigo 149 do Estatuto da Criança e do Adolescente, do que aos "especialistas" ditos pelo jornal, na matéria intitulada "Especialistas reprovam toque de recolher", veiculada no jornal "A Tarde", em 02/09/11.
Se estes são especialistas, os juízes da infância são "superespecialistas" nesse tema, conforme preceitua o artigo 149 do ECA, segundo o qual são os juízes da infância que conhecem a realidade e local. TJ-MG, TJ-PB, TJ-MS, TJ-SP e STJ já julgaram recursos de quem ajuizou ação, no referidos Tribunais, contra o toque de acolher e, em todos esses recursos, os aludidos Tribunais se manifestaram favoravelmente ao Toque de Acolher.
Assim como o direito à propriedade, como o direito à vida, o direito de ir e vir dos menores de 18 não é absoluto. Os direitos fundamentais podem ser limitados quando em jogo com interesses maiores da sociedade: o direito à vida das crianças é mais importante do que o ir e vir, às 2h da madrugada, de uma criança sozinha de 10 anos. É a chamada limitação das liberdades públicas ou conveniência das liberdades públicas, como bem diz Alexandre de Moraes, no festejado livro "Direito Constitucional", segundo o qual os direitos fundamentais não são absolutos.
Evidenciando que os direitos não são ilimitados e com base nas limitações das chamadas "liberdades públicas", por exemplo, numa situação de legítima defesa, a vida do agressor pode ser ceifada. Em outro exemplo, uma propriedade improdutiva pode ser desapropriada para fins de reforma agrária.
O ECA, no artigo 74, autoriza o poder público a regular o acesso dos menores a diversões públicas, como o acesso à via pública no período noturno, podendo ser restringido o acesso dos adolescentes, por meio de portaria do juiz da Infância e Juventude. Finalizo, citando a doutrina do jurista e Expert no Estatuto da Criança e do Adolescente, Valter Kenji Ishisda, em seu livro "ECA comentado", que traz considerações sobre a legalidade do toque:
"Questão que recai é sobre a legalidade e constitucionalidade da medida. O CONANDA em sua 175ª Assembleia aprovou parecer contrário à medida. Seus principais argumentos são de que novamente crianças e adolescentes seriam tratados como "objetos de direito" e ainda que há restrição ao direito à convivência familiar.

“Respeitados esses posicionamentos, próprios de um estado democrático de direito, não visualizamos como medida ilegal ou inconstitucional a portaria que limita o horário noturno de criança e adolescente. O art. 74 do ECA já dispunha sobre a regulamentação pelo Poder Público da diversão e do espetáculo. Nessa diapasão, toda criança ou adolescente possui direito à diversão e espetáculo adequado à sua faixa etária. Existe, portanto, um poder normativo do magistrado da infância e juventude, adequando o horário da diversão da criança e do adolescente. Relacionado ao mesmo, o direito de ir e vir no período noturno que se relaciona diretamente à diversão pública. Pode-se alegar por exemplo que o adolescente frequente o ensino médio ou mesmo o superior nesse horário noturno. Logicamente, essa atividade deve constituir exceção ao denominado ‘toque de recolher’.
“Importante frisar que tal poder do magistrado menorista repousa conforme já salientamos em nosso Infração administrativa no Estatuto da Criança e do Adolescente, p. 24, no poder de polícia consistente na obrigação da Administração Pública de condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefício da coletividade ou do próprio Estado. Conforme salientamos, a edição de portaria encaixa-se nesse poder de polícia de cunho eminentemente administrativo. O mesmo já era conhecido com a edição do então Código Mello Mattos e, como destacamos, o próprio magistrado Mello Mattos sofreu enorme pressão em razão do mesmo tencionar exercer esse poder sobre a diversão menorista. É preciso ressaltar que o exercício efetivo da proteção integral e do superior interesse da criança e do adolescente não se faz apenas pela efetivação dos seus direitos, mas também com a delimitação das suas obrigações. O juiz, ao efetivar o poder normatizador através da portaria, estará também de certa forma, contribuindo à sua educação, limitando o contato pernicioso de crianças e adolescentes com substância entorpecentes, bebidas alcoólicas, cigarro etc. Assim, desde que bem direcionada e admitindo exceções como a de circulação de adolescentes em período de estudo ou acompanhado dos pais ou responsável legal, não vislumbramos obstáculo a instituição de portarias pelos juízes regulamentando o horário noturno de circulação de crianças e adolescentes".
Por José Brandão Netto

Como lidar com a gravidez da filha adolescente

Conversar sobre a experiência da gestação e das responsabilidades é papel da mãe
Ainda com cara de criança, ela observa a barriga crescer e, com medo, vai se preparando para a chegada do bebê. Os casos de adolescentes grávidas no Brasil multiplicam-se: mais de um milhão de meninas entram para as estatísticas a cada ano, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Sem saber ao certo como agir, as mães dessas adolescentes são obrigadas a se conformar com a idéia de que, em breve, vão se tornar avós.
Conseguir apoiar a filha mas sem retirar a responsabilidade que cabe a ela é um dos fatores mais complicados, que acaba deixando as mães confusas, além de gerar situações extremas , afirma a psicóloga Martha Daud.

Para entender um pouco como essa relação precisa ser ajustada o MinhaVida conversou com duas especialistas no assunto, que explicam qual a melhor maneira de tratar o assunto sem provocar mais traumas do que os naturalmente esperados. Como enfrentar a situação
Explicar para filha a responsabilidade da palavra mãe é um dos primeiros pontos a serem abordados. Por mais que a situação pareça difícil, é dever das mães passar essas informações para a adolescente.
O momento que a mãe descobre a gravidez da filha é o mais adequado para que elas virem amigas. Gritar ou demonstrar desprezo é algo perigoso que pode ser gravado na mente de uma menina. Esse também é o momento de explicar tudo que irá acontecer durante a gravidez e até mesmo depois dela , diz Martha
A psicóloga Fernanda Grimberg, da Clínica Luisa Catoira, lembra que esse é o melhor momento para que a menina receba apoio e carinho da família. Dentro do possível, a reação deve ser de apoio. Mesmo que não seja uma gestação programada, o momento é de suporte. Ajudar a filha a amadurecer para poder cuidar de seu próprio filho. Só vale lembrar que apoio não significa "fazer pelo outro", e sim, dar suporte, direcionar. A adolescente precisa ficar ciente de suas responsabilidades.
Explicar para filha a responsabilidade da palavra mãe é um dos primeiros pontos a serem abordados.
Maus Tratos
Um grande problema da gravidez na adolescência está diretamente ligado com os maus tratos que essas meninas enfrentam durante a gravidez, caso que aumenta as chances de desencadear uma depressão pós-parto e acabam com a auto-estima dessas meninas, que se sentem fracas e desprotegidas.

A gravidez é um período muitíssimo delicado para a mulher. Sendo assim, tudo que acontece durante a gestação é altamente influenciável no processo como um todo, não só para a gestante como para a saúde do bebê. A depressão pós-parto está ligada a uma questão hormonal e a uma predisposição genética, mas diversas pesquisas mostram que quando a mulher sofre maus tratos as chances de a depressão aparecer se potencializam , afirma a psicóloga Martha Daud.
Os problemas ligados aos maus tratos não param por aí, outros casos que geram muitos perigos durante a gravidez também estão envolvidos com o lado psicológico da mulher. Existem muitos diagnósticos físicos que podem ser desencadeados por descompensações emocionais ligadas a maus tratos. Muitos casos de hipertensão na gestação (DHEG - Doença Hipertensiva Específica da gravidez), ou diabetes gestacional,são bons exemplos disso , lembram as especialistas.

O Pai dela não aceita
Os pais, normalmente, ficam mais nervosos e acabam se desligando da situação ou tornando a vida da filha uma verdadeira loucura.

Esse é um tema que as especialista são diretas: Quando algo não vai bem, é o momento de conversar. Depois da conversa o pai pode continuar não aceitando, afinal isso é um direito dele. Mas a filha precisa esclarecer o que está acontecendo e pedir a compreensão dele , ressalta Martha.

Essa situação começa a melhorar quando os novos avôs encontram com o neto e acabam ficando mais sensibilizados. Ao nascer, o bebê tende a apaziguar os avós. Mas isso não dispensa o diálogo, inclusive contando com apoio de um profissional se for possível. 
Carinho ou mimo
Algumas mães acabam se sentindo culpadas e até mesmo penalizadas com a situação da filha, enchendo a adolescente de mimos exagerados, tirando um pouco da responsabilidade que ela precisa assumir. Esse é um caso bem complicado e pode acabar gerando problemas sérios quando o bebê nascer.

Quando se engravida, para ser uma boa mãe é preciso amadurecer. Sendo assim, uma adolescente que engravida, recebe o apoio familiar nesse sentido, deve entender a seriedade que é ser mãe. Em todos os prazeres e dificuldades dessa situação, não ser envolta de carinhos exagerados diz Fernanda Grimberg.

Martha é ainda mais enfática quando o assunto é mimo. Mimar jamais! A responsabilidade deve ser delegada a essa adolescente. Ela terá que enfrentar todas as fases que vierem pela frente. Apoio, sim. Mas nada de mimo, a adolescente precisa arcar com as conseqüências da sua decisão, desde antes do parto.
Os comentários maldosos
As pessoas apontam na rua, as vizinhas comentam, as amigas da escola olham torto... É difícil aceitar tudo isso sem ficar, no mínimo, chateada. As especialistas afirmam que a mãe deve sempre defender sua filha desses comentários, evitando ao máximo que a auto-estima da menina seja atingida.

Conversar, explicando que esses comentários não devem ser levados em conta é a melhor reação , diz Martha. Esse apoio pode estreitar a ligação entre mãe e filha, reforçando um instinto acolhedor que facilmente será percebido pela adolescente, finaliza Fernanda Grimberg.
Fonte: http://yahoo.minhavida.com.br

sábado, 24 de setembro de 2011

Seca na Bahia deixa 72 cidades em estado de emergência

A estiagem no semiárido baiano até esta sexta-feira (23) já fez 72 cidades decretarem estado de emergência, informa a Coordenaria Estadual de Defesa Civil (Cedec), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). Na maioria das cidades falta água até para o consumo humano.

Atualmente, a Cedec aponta o entorno de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, formado por 27 cidades, como uma das regiões mais afetadas pela estiagem nesse período do ano. Porém, a região oeste também é preocupante, devido aos 150 dias consecutivos sem chuva, segundo a Cedec.

A construção de cisternas emergenciais e convênio com carros pipa podem ser uma das ajudas que o governo estadual deve providenciar. Todo ano, cerca de 200 cidades baianas entram em estado de emergência - número que corresponde a quase metade dos 417 municípios do estado, segundo a Defesa Civil.
Por: Redação Bocão News.


Nasa confirma queda do satélite de 5,5 toneladas na Terra

Lançado em 1991, o satélite está desativado desde 2005
O Satélite de Pesquisa da Alta Atmosfera (UARS, na sigla em inglês) entrou na atmosfera e caiu na Terra, confirmou a Nasa neste sábado (24).
Através de sua conta no Twitter, a agência espacial americana assegura que o UARS "penetrou na atmosfera sobre o oceano Pacífico", embora "o momento preciso da entrada e o local ainda não estejam confirmados".
"O satélite estava passando sobre Canadá e África, assim como sobre vastas zonas dos oceanos Pacífico, Atlântico e Índico", explicara a Nasa anteriormente.
Segundo mensagens divulgadas do Twitter, mas ainda não confirmadas, algumas partes do satélite teriam caído na cidade canadense de Okotoks, no sul de Calgary.
O UARS tem o tamanho de um ônibus e pesa mais de 5,5 toneladas, mas a Nasa voltou a insistir nesta sexta-feira que o risco para a segurança das pessoas é "muito remoto".
A agência garante que desde o começo da era espacial não foi registrado nenhum caso de pessoa ferida por um objeto espacial, que desta vez tinha chance de um em 3.200 de atingir alguém
Os cientistas haviam calculado que o satélite se despedaçaria ao entrar na atmosfera e que pelo menos 26 grandes pedaços suportariam as altas temperaturas do reingresso e cairiam sobre a Terra. EFE (por: Atarde).



quinta-feira, 22 de setembro de 2011

SP: Projeto de lei que proíbe venda de bebidas para crianças e adolescentes é aprovado

PL prevê multas de até R$ 87,2 mil para estabelecimentos que vendam, ofereçam, entreguem ou permitam o consumo de álcool entre jovens.


do clipping da Andi
O Projeto de Lei 698/2011, que proíbe venda, oferta e permissão de consumo de bebida alcoólica a pessoas com menos de 18 anos, em estabelecimentos de São Paulo, foi aprovado pela Assembleia Legislativa ontem (20). O projeto prevê aplicação de multas de até R$ 87,2 mil, interdição por 30 dias ou até mesmo a perda da inscrição no cadastro de contribuintes do ICMS, de estabelecimentos que vendam, ofereçam, entreguem ou permitam o consumo, em suas dependências, de bebida com qualquer teor alcoólico entre adolescentes. "Vamos fazer 30 dias de um trabalho educativo, de informação e divulgação. A partir de então, começam as blitze para exigir o cumprimento da lei. Hoje o jovem começa a beber com 13 anos e isso leva à violência, desastres com veículos, risco de outras drogas e dependência química", afirmou Alckmin.
Fonte: DCI OnLine (SP) – 22/09/2011


Cientistas dizem ter encontrado partícula que se move mais rápido que a luz

Segundo pesquisadores, medidas realizadas ao longo dos três anos de funcionamento do LHC mostraram neutrinos se movendo 60 nanosegundos mais rápido que a luz
GENEBRA - Uma equipe internacional de cientistas encontrou neutrinos se movendo mais rápido que a velocidade da luz, relatou o porta-voz dos pesquisadores nesta quinta-feira, 22. A descoberta pode representar um desafio a uma das leis fundamentais da física.
Antonio Ereditato, que trabalha no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern), disse que medidas realizadas ao longo dos três anos de funcionamento do Grande Colisor de Hádrons (LHC) mostraram neutrinos se movendo 60 nanosegundos mais rápido que a luz.
"Temos grande confiança em nossos resultados, mas precisamos que outros colegas façam seus testes e confirmem essa descoberta", afirmou.
Se confirmada, a descoberta mudaria uma parte chave da teoria da relatividade de 1905 de Albert Einstein, que afirma que nada no universo pode se mover mais rápido que a luz.
A descoberta pode representar um desafio a uma das leis fundamentais da física
Reuters (Fonte Estadão).

Redução da Maioridade Penal - o que dizem os especialistas

“O espírito do ECA é de aposta no aprendizado a partir do erro, na perspectiva de restituir direitos e de criar de oportunidades educativas, formadoras e emancipatórias. Abrir mão disso é desistir muito rápido, é optar pela mão pesada da pura punição ao invés de apoiar e ajudar o adolescente na construção de um novo projeto de vida. Assim, o ECA ao mesmo tempo que abre uma esperança para cada sujeito, abre uma esperança para a sociedade toda. A redução da maioridade penal acaba por criar maior vulnerabilidade e exposição ao risco de violência de significativa parcela da adolescência brasileira, antecipadamente, sem muitas vezes ter dado a chance de superação dessas condições.”
Thelma Oliveira, coordenadora do Sinase
Secretaria de Direitos Humanos (SDH)
"Os parlamentares estão apresentando uma falsa solução para um problema muito complexo. Os projetos focam o agravamento de pena e a redução da idade como se enviar um adolescente de 14 ou 16 anos para o sistema penal de adultos fosse resolver o problema da violência. Ao contrário, ao inserir precocemente o adolescente no sistema penal de adultos, reduz-se a perspectiva deste adolescente interromper sua trajetória no mundo do delito e alimenta-se um sistema já ineficiente, incluindo nele jovens que serão submetidos aos grupos do crime organizado. Além disso ao impor aos adolescentes um sistema de justiça dos adultos, negligencia a responsabilidade do Estado, da sociedade e da família em assegurar os direitos de cada criança e adolescente"
Mário Volpi, coordenador do Programa de Cidadania dos Adolescentes
UNICEF Brasil
“Não somos favoráveis ao rebaixamento da idade penal, assim como não somos favoráveis aos atos violadores de direitos das crianças no Brasil. Tramita aqui no Senado o PL do Sinase, com relatoria do senador Eduardo Suplicy, um parlamentar amigo das crianças e membro da frente parlamentar. Nossa luta é pela aprovação integral do projeto. Para aqueles que dizem que nossos adolescentes não são punidos, basta olhar nas ruas para perceber que estamos deixando de fazer nosso papel como responsáveis pelo desenvolvimento integral de cada um deles e delas. Precisamos avaliar as políticas públicas para este público. Trabalharemos aqui para derrubar qualquer projeto que retire direitos da infância e da juventude brasileira”.
Senadora Lídice da Mata (PSB-BA), coordenadora da Frente
Parlamentar Mista pelos Direitos da Criança e do Adolescente no Senado Federal
Fonte: http://www.andi.org.br


Prefeito de Vera Cruz nas “mãos” do MP-BA

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), durante sessão desta quarta (21), julgou procedente a denúncia feita contra o prefeito de Vera Cruz, Antônio Magno de Souza (foto), em função da contratação de funcionários em 2010 sem a realização de concurso público. Por descumprir a determinação constitucional, ele recebeu multa de R$ 3 mil e o caso foi encaminhado ao Ministério Público da Bahia (MP-BA), que tomará as medidas judiciais cabíveis.
De acordo com a regra geral e obrigatória de investidura em cargos e empregos públicos, “as contratações terão que ser feitas mediante concurso público de provas ou de provas e títulos, tendo sido violados os princípios da impessoalidade e da moralidade administrativa”. Por: Redação Bocão News - 21 de Setembro - 21h53

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dado Dolabella é condenado à prisão por agredir a ex-namorada

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro condenou o ator Dado Dolabella em dois anos e nove meses de prisão por ter agredido a ex-namorada Luana Piovanni e a camareira Esmê de Souza em 2008.

De acordo com a coluna de Ancelmo Gois, do jornal O Globo, desta quarta-feira (21), o advogado de Luana, Marcelo Salomão, informou que foi aplicada a Lei Maria da Penha, embora os atores não tenham se casado. Dolabella deve recorrer agora ao Superior Tribunal de Justiça.

Nesta quarta-feira, o advogado do ator, Michel Assef Filho, afirmou que vai recorrer da decisão. De acordo com ele, a sentença foi proferida após votação por 2 a 1 em favor da condenação do ator, por isso é possível entrar com recurso. "Duas desembargadoras votaram a favor da condenação, entendendo que o caso poderia ser enquadrado na Lei Maria da Penha, enquanto um desembargador votou contra, por entender que a relação entre Dado e Luana não era duradoura", afirmou o advogado.
Entenda o caso

Dado Dolabella foi indiciado pela Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), por lesão corporal leve por ter agredido Luana Piovani na boate 00, no dia 23 de outubro de 2008. O indiciamento foi feito com base na Lei Maria da Penha. O laudo atestava que a atriz teve uma escoriação no dorso da mão direita, medindo 3x3 mm, uma mancha esverdeada no braço esquerdo de 30 por cinco milímetros e outro machucado na região do cóccix.
As imagens do circuito de câmeras da boate desmentiram a versão do ator, que havia negado a agressão. A gravação também comprovou que Dolabella empurrou a camareira pelo braço, quando ela tentou intervir.

Dado chegou a ser preso no dia 17 de março de 2009, acusado de desrespeitar a decisão judicial que determinou que ele deveria ficar a, no mínimo, 250 m de distância de Luana. No Carnaval daquele ano, os dois quase se encontraram no camarote de uma cervejaria, durante os desfiles das escolas de samba, na Sapucaí, e em uma festa no Museu de Arte Moderna. No Sambódromo, Dado chegou a posar para fotos com uma trena de medição, ato considerado ofensivo pela Justiça.
Por: Redação Bocão News - 21 de Setembro - 17h40


Pindobaçu: morte forjada foi encomendada por ciúmes, diz polícia

Faca entre o braço e o peito da mulher simulava o esfaqueamento
Foi ciúme o que motivou a encomenda da morte de Iranildes Aguiar, a Lupita, em Pindobaçu, a 414 km de Salvador, segundo a polícia. O caso se tornou famoso porque o homem contratado para assassinar Lupita desistiu ao perceber que conhecia a vítima e apenas forjou o crime.
Segundo as investigações, Maria Neuza Pereira, a mandante, tinha um caso com o companheiro de Lupita e foi isso que a levou a contratar o ex-presidiário Carlos Roberto Alves Junior para assassinar a rival.
Carlos Roberto desistiu do crime ao perceber que o alvo era sua amiga de infância Lupita. Para ficar com o dinheiro do crime, R$ 1 mil, ele forjou o crime - com ajuda da própria vítima. "Eu deitada... Eu rasguei a camisola, botei a faca aqui do lado. Ele me amarrou e jogou o ketchup em mim. Tiraram foto e mandaram para ela", narrou Lupita à TV Bahia.
A armação foi descoberta por Maria Neuza apenas três dias depois, quando ela encontrou Lupita em uma festa na cidade. Revoltada, ela resolveu dar queixa na delegacia alegando que R$ 1 mil foram tomados de assalto por Carlos Roberto.
Em depoimento, Carlos Roberto acabou revelando o trato firmado com Maria Neuza. O delegado Marcone Almino de Lima, titular da cidade, informou que nenhum dos três envolvidos no caso está preso, mas respondem na Justiça. A mandante responde por ter encomendado o crime, o homem por extorsão, e a mulher que seria vítima por co-participação no caso.Redação CORREIO

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Redução da Maioridade Penal – por dentro do parlamento

Congresso Nacional ressuscita propostas de redução da maioridade penal. Sociedade civil está apreensiva com possível retrocesso.
Em 2011, o tema da redução da maioridade penal volta ao debate no Congresso. Deputados e senadores desarquivaram Propostas de Emenda à Constituição (PECs), resgatando o argumento que esta seria uma medida efetiva para combater o fenômeno da criminalidade no país. Assim, retornam à agenda nacional idéias associadas à “problemática do menor”, visão característica dos tempos do Código de Menores, de 1927 – entre elas a defesa de que o encarceramento em massa seria uma suposta solução para a violência.

No Senado – Em 2011, duas PECs propondo a redução da maioridade penal voltaram a tramitar:A PEC 90/2003, de autoria de Magno Malta e outros senadores, foi desarquivada em abril de 2011 e aguarda designação do relator da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A proposta inclui parágrafo único no artigo 228, da Constituição Federal, para considerar penalmente imputáveis os maiores de 13 anos que tenham praticado crimes hediondos.A PEC 20/1999, de autoria do ex-senador José Roberto Arruda, desarquivada em março deste ano pelo senador Demóstenes Torres (DEM-GO), já havia sido aprovada pela CCJ em 2007, por 12 votos a 10, com uma emenda propondo nova redação ao texto original (Substitutivo). A proposta defende a redução da maioridade penal para 16 anos nos casos de crime hediondo, tráfico, tortura e terrorismo, se atestada a plena capacidade de entendimento do adolescente sobre o ato ilícito. Uma junta designada pelo juiz seria responsável pelo laudo psicológico.Se aprovada, a decisão terá impactos de largo alcance, inclusive nas Varas da infancia-e-juventude, cujas equipes técnicas seriam responsáveis por atestar se os autores de atos infracionais detinham plena capacidade de entender o caráter ilícito de sua atitude. Será que psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais das Varas da Infância aceitariam tal papel? Vale lembrar que a fixação da maioridade penal no Brasil não foi definida por critérios científicos, mas por critérios de política criminal.

Na Câmara – Em julho deste ano, o deputado André Moura (PSC-SE) apresentou a PEC 57/2011 sugerindo a redução da maioridade penal. Em fevereiro, o deputado Marçal Filho (PMDB-MS) já havia desarquivado a PEC 321/2001, com proposta similar. Outras 30 proposições com teor semelhante estão “apensadas” (tramitam em conjunto) à PEC 171/1993, de autoria do deputado Benedito Domingos (PP-DF). Essa é a proposta originária que altera o artigo 228 da Constituição Federal, estabelecendo inimputabilidade até os 16 anos de idade. Elas deverão ser analisadas pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da casa (CCJC) antes de seguir para o plenário. O ex-deputado João Rodrigues (DEM-SC) já havia até proposto a criação de uma Frente Parlamentar pela Redução da Maioridade Penal, que não chegou a vingar por não ter alcançado o número mínimo de adesões (270 deputados).Para além do

Efeito Catarse
Quando acontece um crime grave com a participação de pessoas com menos de 18 anos, é comum que a sociedade se comova diante das atrocidades cometidas, clamando por leis mais severas. Pressionados pela opinião pública, os parlamentares parecem responder a essa indignação social por meio de projetos elaborados às pressas, sem problematizar questões estratégicas como a desigualdade social, a violação de direitos e os desafios para a aplicação efetiva do ECA, nem indicar políticas de prevenção no enfrentamento da violência.A busca das proposições apresentadas sobre maioridade penal no site da Câmara dos Deputados, no período de 1989 a 2009, revela que o assunto ganha a agenda dos deputados principalmente em momentos de grande visibilidade e repercussão dos crimes praticados por adolescentes contra a classe média.

Movidos pelo pânico?
Das 18 proposições sobre a redução da maioridade penal criadas na Câmara dos Deputados de 1989 a 2009, nada menos que nove foram apresentadas no período de novembro de 2003 a março de 2004, quando ainda repercutia o caso “Champinha” (nome pelo qual era conhecido o adolescente envolvido no assassinato de um casal de namorados que acampava no interior de São Paulo, em novembro de 2003).Outras três foram apresentadas no período de fevereiro a novembro de 2007, quando o país se comoveu com o caso do menino João Hélio, de 6 anos, que ficou preso ao cinto de segurança de um carro e acabou arrastado por quilômetros durante um assalto, no Rio de Janeiro, em fevereiro de 2007.Entre as sete atividades sobre maioridade penal registradas no Senado no período de 1996 a 2009, duas foram apresentadas no período de dezembro de 2003 a fevereiro de 2004. Na lista de proposições na Câmara e no Senado estão Projetos de Lei; Propostas de Emenda à Constituição; Requerimentos para realização de seminários e plebiscitos e Projetos de Decreto Legislativo.

Papel da Imprensa. A imprensa ocupa uma função central na qualificação do debate público em torno dessa agenda, cabendo às redações contribuir para que a população compreenda os argumentos contrários e favoráveis à redução da maioridade penal, contextualizando a discussão com base nas leis vigentes, em normativas internacionais ratificadas pelo Brasil e em estudos e pesquisas atuais.Entretanto, a imprensa brasileira também tem sido levada pela comoção. O monitoramento de aproximadamente 40 jornais e revistas realizado pela ANDI ilustra esse fenômeno: o número de matérias publicadas sobre maioridade penal saltou de uma média de 370 por ano para nada menos de 3.970 em 2007, ano da morte do menino João Hélio. Desse total, 1.334 textos foram publicados em fevereiro, quando o crime aconteceu.

Fonte: http://www.andi.org.br

Após parto, mãe deixa criança em geladeira e polícia é acionada

Policiais da Delegacia de Madureira foram acionados nesta terça-feira (20) para atender a uma denúncia de uma mãe que teria abandonado o filho recém-nascido na geladeira de uma serralheria em Madureira, na zona norte do Rio. Para a polícia, a mãe apenas deixou o filho no local para buscar ajuda.
De acordo com o titular da delegacia, Rubem Eduardo da Costa Campos, a mulher mora com a filha de seis anos de favor nos fundos de uma serralheria, onde o segundo filho nasceu. Ainda de acordo com o delegado, ela teve o filho sozinha e após o parto saiu para procurar ajuda, deixando a criança dentro de uma geladeira desligada, que era utilizada como estante.

- O único crime que essa mãe cometeu foi o fato de ser pobre. Ela deixou a criança no lugar onde considerou ser o mais seguro e saiu para procurar ajuda, já que se sentia muito fraca e precisava alimentar a criança.
O bebê foi encaminhado para o hospital do bairro onde está sendo assistido. O Conselho Tutelar foi acionado para prestar assistência à mãe e às crianças. Segundo a polícia, mulher deixou bebê em uma geladeira desligada para buscar ajuda.
Fonte: R7



Elevador Lacerda não será mais terceirizado

O secretário de Transportes de Salvador, José Mattos, disse nesta terça-feira (20) que o Elevador Lacerda continuará sendo administrado com recursos do município. Segundo o secretário, o processo de terceirização do equipamento iria onerar em muito o aumento da tarifa. "Estamos concluindo os estudos e vamos adequar o orçamento da área de transportes para manter o Elevador Lacerda só com recursos próprios", disse José Mattos.
Ainda de acordo com o secretário, o objetivo é, com recursos da Prefeitura, melhorar as condições de funcionamento do Elevador Lacerda para que o equipamento atenda a população de Salvador e os turistas de forma adequada. O secretário informa, no entanto, que o prefeito João Henrique determinou que seja dado prosseguimento a ampla reforma do equipamento, e que a Setin deverá instalar equipamentos de ar condicionado em duas cabines. Por: Redação Bocão News - 20 de Setembro - 11h17

Estudantes “queimam” secretário de educação

Alunos e funcionários da Escola Estadual Antônio Carlos Magalhães, no bairro de Periperi, realizaram manifestação seguida de passeata na manhã desta terça-feira (20), no subúrbio ferroviário de Salvador. A ação teve inicio em frente à escola e os estudantes seguiram pelas ruas do bairro, encerrando ação na Praça da Revolução.
Com faixas, cartazes e gritando palavras de ordem, eles reclamam do fechamento da unidade escolar, que foi anunciado pelo secretário de educação do estado, Osvaldo Barreto. Mais de 100 manifestantes afirmaram que o fechamento da escola irá contribuir para o aumento da violência no bairro. Em um dos cartazes fixados em um muro, os estudantes afirmam que “onde se fecha uma escola, se abre um presídio”.
Segundo Arnaldo Anselmo, membro do “Movimento em Defesa da Educação”, a desativação da escola é um ato irresponsável do governo do estado. “Essa unidade faz parte da história desses garotos, e eles (governo) na estão preocupados com o futuro dos alunos. Só pensam em cortar custos para a educação, e só falam em Copa do Mundo”, disse o manifestante.

Durante a ação, os estudantes atearam fogo em um boneco que representava a figura do secretário de educação Osvaldo Barreto, que está sendo responsabilizado pelo fechamento de duas escolas no bairro - Escola Antonio Carlos Magalhães e Escola Cleto Araponga, que funcionam no mesmo prédio.

Em nota oficial, a Secretaria de Educação do Estado da Bahia confirmou que o prédio onde funciona a escola será desativado, mas ressaltou que os alunos serão transferidos para outras duas escolas do bairro: os colégios estaduais Praia Grande e Humberto de Alencar Castelo Branco, com capacidade total para 6.160 alunos.
Ainda de acordo com a secretária a Escola Antonio Carlos Magalhães funcionava em condições precárias e em um prédio alugado. O coordenador de Ensino Superior e Relações Institucionais da Sec, Clóvis Caribé Menezes dos Santos, explicou que as duas escolas somam 1.551 vagas, sendo que a Escola Antonio Carlos Magalhães atende a 700 alunos, da 1ª à 8ª série, nos turnos matutino e vespertino. Outra Escola, a Cleto Araponga, que funciona no mesmo prédio, também será transferida, mas a Sec garante que há vagas para todos. Por: Alessandro Isabel - 20 de Setembro - 10h09 Foto: Gilberto Júnior // Bocão News

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Em ato contra corrupção, ONG finca vassouras em Copacabana

Agência Brasil
Voluntários da ONG Rio de Paz fincaram 594 vassouras pintadas de verde e amarelo nas areias da Praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, na madrugada desta segunda-feira, 19. O ato representa um protesto contra a corrupção no País. O grupo também estendeu uma faixa com a inscrição “Congresso Nacional, Ajude a Varrer a Corrupção do Brasil”.
Segundo o líder do movimento, Antonio Carlos Costa, a ideia é conscientizar a população para cobrar mais transparência na utilização do dinheiro público, já que os desvios desses recursos são responsáveis pela morte de muitos brasileiros. Ele explicou que as vassouras fazem referência aos 513 deputados federais e 81 senadores, que integram o Congresso Nacional.
Costa também afirmou que uma nova manifestação está marcada para esta terça-feira, 20. O grupo vai fixar em Copacabana e no Aterro do Flamengo, também na zona sul da cidade, cartazes com a foto de uma bala de revólver e a inscrição “Corrupção Mata”. A exemplo da Marcha da Corrupção, realizada em Brasília no dia 7 de setembro, o ato foi organizado pela internet.


Músico do grupo Revelação é detido com cocaína

O percussionista do grupo Revelação, Pedro Henrique Soares da Conceição, foi detido no domingo (18) durante uma blitz de policiais do 40º BPM (Campo Grande) em Santíssimo, na Zona Oeste do Rio, por porte de dois papelotes de cocaína encontrados dentro do seu bolso.
De acordo com informações do G1, a assessoria de imprensa do grupo informou que a droga não estava no bolso do músico, e que seria de um amigo de Pedro, que o acompanhava no veículo.
Ainda segundo a publicação, Pedro e o amigo foram levados à delegacia, onde o amigo confessou ser o dono da droga. Após prestarem depoimento, ambos foram liberados. "Ele está há mais de três anos no grupo, não bebe, não usa drogas. Foi apenas um incidente envolvendo um amigo dele que ele nem sabia que usava drogas", disse a assessoira.
Ambos foram liberados e Pedro seguiu para um show em Campo Grande, também na zona oeste. A ocorrência vai ser encaminhada para o Juizado Especial Criminal (Jecrim). Por: Redação Bocão News - 19 de Setembro - 16h30

Foto: Jadson Marques


quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Perito diz que não há indícios de fraude em fotos de Scarlett Johansson nua

O perito brasileiro Ricardo Molina, conhecido por analisar crimes de grande repercussão nacional, disse não ter visto indícios de fraude nas fotos que circulam na internet com a atriz Scarlett Johansson nua. Em entrevista ao site UOL, Molina disse que "embora a resolução não seja das mais altas, não há sinais de montagem, tais como descontinuidade em coloração/iluminação, efeitos de bordas, pouca naturalidade na posição etc".
Fotos da atriz americana publicadas em sites e outros veículos impressos foram comparadas às que começaram a circular na internet nesta quarta-feira (14). De acordo com o UOL, Molina identificou que, assim como aparecem nas fotos oficiais, os seios da fotografada não são tão empinados e tem os mamilos levemente voltados para fora.
Nas fotos que viraram hit na internet também, a mulher também aparece segurando a câmera com a mão esquerda, o que pode ser outro indício da veracidade das imagens, já que a atriz é canhota.
Apesar da análise, Molina afirma que é difícil ser ser categórico nesses casos em função da baixa resolução das fotos, "mas se fosse para apostar, eu apostaria na autenticidade", concluiu o perito.

O FBI foi acionado para investigar o vazamento das supostas fotos de Scarlett. As fotos, divulgadas no Twitter do site I Like Girls Daily, teriam sido roubadas do celular da atriz. Em março, Scarlett Johansson já estava na lista levantada pelo FBI de celebridades que haviam tido imagens comprometedoras hackeadas de seus computadores e celulares. Outros nomes da lista são Vanessa Hudgens, Miley Cyrus e Jessica Alba.
Desde a publicação das imagens, o nome de Scarlett Johansson figura entre os principais assuntos do Twitter ao redor do mundo. No final de agosto ela também esteve nos Trending Topics após surgir em um evento de gala da Disney mais magra: na ocasião, fãs criticaram a perda de peso que ela enfrentou para interpretar a Viúva Negra em "Os vingadores".
Por redação: Correio da Bahia





Vítimas de pedofilia denunciam o Papa ao TPI

Uma associação americana de vítimas de padres pedófilos anunciou nesta terça-feira ter apresentado uma queixa ante o Tribunal Penal Internacional (TPI) contra o Papa Bento 16 e outros dirigentes da Igreja católica por crimes contra a humanidade. Os dirigentes da associação SNAP, orientados pelos advogados da ONG americana "Centro para Direitos Constitucionais", entraram com uma ação para que o Papa seja julgado por "responsabilidade direta e superior por crimes contra a humanidade por estupro e outras violências sexuais cometidas em todo o mundo".
A organização acusa o chefe da Igreja católica de "ter tolerado e ocultado sistematicamente os crimes sexuais contra crianças em todo o mundo". À queixa acrescentaram 10.000 páginas de documentação de casos de pedofilia. A SNAP possui membros nos Estados Unidos, Alemanha, Holanda e Bélgica, quatro países muito afetados pelo grande escândalo de pedofilia que envolve a Igreja.
"Crimes contra a dezenas de milhares de vítimas, a maioria crianças, foram escondidos pelos líderes nos mais altos níveis do Vaticano. Neste caso, todos os caminhos levam a Roma", declarou a advogada Pamela Spees.
Os bispos e, em alguns casos, o próprio Vaticano rejeitou ou ignorou muitas das queixas das vítimas de padres pedófilos. O escândalo desacreditou a Igreja em vários países na Europa.
O Papa Bento 16 expressou sua vergonha e pediu desculpas, apelando para a tolerância zero contra os pedófilos. Ele também pediu aos bispos do mundo, que têm a responsabilidade primária sobre seus sacerdotes, a plena cooperação com os tribunais criminais.
A SNAP não acredita nesse desejo de transparência e justiça, e não moderou suas acusações.
Fonte: Yahoo
Quinta feira 15 de setembro 2011

Sendero Luminoso derruba helicóptero e mata 2 militares

Rebeldes da organização Sendero Luminoso atacaram um helicóptero do Exército no sudeste doPeru, nesta quarta-feira, matando ao menos dois militares, informaram as Forças Armadas do país.
Helicópteros de operações especiais do Exército patrulhavam o vale onde correm os rios Apurimac e Ene, chamado de Vrae, quando os rebeldes fizeram o ataque, às 17h30, no horário local (19h30 no horário de Brasília). As vítimas foram um tenente-coronel e um capitão.
O Sendero Luminoso é uma organização maoísta que realizou uma série de ataques nas décadas de 1980 e 1990 no Peru, com o objetivo de substituir o que eles chamam de "democracia burguesa" por uma "nova democracia". O grupo, entretanto, arrefeceu suas ações depois que o líder Abimael Guzmán foi preso em 1992, devido a uma forte repressão aplicada pelo então presidente Alberto Fujimori.
Forças remanescentes do Sendero Luminoso voltam a promover algumas investidas no país. Com cerca de 400 jovens, o grupo tem atuado ao lado de gangues de traficantes de drogas em lugares remotos com a região do Vrae, onde houve o ataque desta quarta-feira.
Esta ofensiva ocorreu menos de dois meses depois de o candidato de esquerda, Ollanta Humala, que no passado lutou contra o Sendero Luminoso, tomar posse como presidente peruano, em 28 de julho. As informações são da Dow Jones.
15/09/2011 | 07:53 | AGÊNCIA ESTADO

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Acidente mata ex-prefeito de Jânio Quadros

José Viana dos Santos, 66, ex-prefeito do município Presidente Jânio Quadros (sudoeste da Bahia), é uma das vítimas de um acidente que aconteceu na tarde desta terça-feira (13), na BR-116 Sul. O político esteve à frente da administração da cidade durante a década de 90.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ele viajava na companhia da esposa, Valquíria Canguçu Alves Viana, 57, e de um garoto de sete anos, que seria seu neto. O acidente aconteceu próxima à cidade de Antônio Cardoso (a 139 km de Salvador). Segundo ainda a PRF, o carro que se encontravam as vítimas bateu de frente com uma carreta no km-451, após tentar uma ultrapassagem.
O motorista da carreta, 43, não sofreu ferimentos. Ele transportava sucata do Rio de Janeiro para Camaçari, na Bahia, em um veículo com placa de Santa Catarina. O motorista relatou que o carro bateu na quina da carreta, rodou na pista e foi em direção ao acostamento.
Segundo a PRF, a criança estava no banco de trás do carro e teria dito que todos viajavam de Salvador para Vitória da Conquista, na região sudoeste do estado. O garoto que sobreviveu ao acidente foi socorrido para o Hospital Estadual da Criança, localizado em Feira de Santana, por uma ambulância da Via Bahia, concessionária que administra a rodovia.
Segundo a assessoria da unidade de saúde, a criança chegou lúcida e não corre risco de morte. Ela deve passar por exames médicos ainda nesta tarde.

Informações G1

Foto: PRF/BA
Por: Redação Bocão News - 13 de Setembro - 19h27



Miss Universo 2011

A angolana Leila Lopes, de 25 anos, foi eleita a Miss Universo 2011 na noite desta segunda-feira, 12. A cerimônia aconteceu no Credicard Hall, na zona sul de São Paulo. A brasileira Priscila Machado, de Canoas, no Rio Grande do Sul, ficou na terceira colocação. Leila desbancou 88 candidatas. A representante da Ucrânia, Olesya Stefanko, conquistou a segunda posição.
Leila Lopes recebeu a coroa e a faixa da mexicana Ximena Navarrete, vencedora do concurso em 2010, e foi aplaudida pelas torcidas de todo o mundo. A Miss Universo ganhou um curso na New York Academy, com todas as despesas pagas, além de um ano de acomodação de luxo em Nova York, viagens pelo mundo representando patrocinadores e ONGs e um ano de serviços de beleza e estética. 
Fonte: Estadão.com.