Falacocriticas.blogspot.com

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Sobrinho do prefeito Valmir Monteiro é assassinado

Crime ocorreu nesta sexta-feira em uma rua do Bairro Horta em Lagarto

Um homicídio foi registrado no município de Lagarto nesta sexta-feira (17) precisamente na Rua Agripino Fontes da Silva, Bairro Horta, vitimando o jovem Janisson Monteiro Barbosa, 36 anos, o mesmo era sobrinho do prefeito Valmir Monteiro.

Jamisson foi morto a tiros por dois indivíduos que estavam a bordo de uma motocicleta.
A Polícia Militar foi acionada e faz apreservação do local do crime até a chegada do Instituto Médico Legal.
Extremamente consternado o Prefeito Valmir Monteiro suspendeu todos os compromissos previstos para esta sexta-feira, inclusive a inauguração da Praça Santa Luzia no Bairro Alto da Boa Vista.
Fonte : Portal Lagartense

sábado, 11 de fevereiro de 2017

SUS Legal: Ministério apresenta detalhes do novo modelo de repasse de recursos do SUS

O SUS Legal, novo modelo de repasse de recursos federais do SUS, foi o tema da coletiva de imprensa dessa terça-feira (7), em Brasília. Na ocasião o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, apresentou os detalhes da proposta pactuada na última reunião da CIT entre MS, Conass e Conasems. A transição do modelo atual para o novo será discutida por um Grupo de Trabalho, que terá 60 dias para apresentar uma proposta à CIT.
Os repasses, antes realizados em seis blocos temáticos, passam a ser feitos em duas modalidades: custeio e investimento. Com o modelo atual, muitos recursos estão paralisados, mais de R$ 5,7 bilhões em 2016. Além disso, o projeto pretende “enxugar” as mais de 17 mil portarias relacionadas ao SUS, sendo 707 portarias normativas. A soma dos artigos dessas portarias corresponde a cinco vezes o número de artigos do Código Civil Brasileiro.
De acordo com o presidente do Conasems, Mauro Junqueira, pactuar esse novo modelo significa cumprir a lei. “Acredito que esse é um grande passo para o SUS. O gestor, com mais autonomia, vai poder priorizar no planejamento as ações mais necessárias para o seu município. A realidade de cada região e especialmente de cada município é muito diferente”. E acrescentou “o secretário junto com a sua equipe e a comunidade vai elaborar um plano municipal de saúde que será avaliado pelo conselho municipal de saúde e executado da melhor maneira possível, beneficiando a população”.
Com o novo modelo de repasse, a transferência será realizada em conta financeira única que não permite transferência para outras contas e o recurso só poderá ser gasto no que tiver previsto no planejamento. De acordo com Barros, o intuito do SUS Legal é assegurar o cumprimento da legislação e a realização dos Planos de Saúde dos estados e municípios. “A destinação das verbas estará vinculada ao planejamento, os municípios só vão receber o que foi contemplado no plano, por isso é importante atenção na realização desse planejamento”.
A proposta do SUS legal formaliza o planejamento ascendente, de acordo com os planos municipais de saúde
O recurso garantido e prévio, de acordo com Mauro, vai facilitar a gestão e resguardar o secretário municipal. “O secretário vai conseguir gerenciar as ações de saúde, sem se preocupar se vai faltar investimento. Esse problema é enfrentado diariamente pelo gestor municipal que é judicializado por não conseguir oferecer algum serviço pela falta de recurso.”. Mauro afirmou que o Conasems e os COSEMS apoiarão o conjunto de secretários na realização dos planos. “Vamos orientar os gestores para trazer bons resultados com esse novo modelo que é um pleito do Conasems há vários anos”.
O ministro afirmou que o foco é o planejamento. “Passaremos agora a olhar para os planos de saúde, dar autonomia aos prefeitos para agir e aos conselhos municipais de saúde para fiscalizar. Tudo vai ser mais simples. Isso porque a saúde estará mais próxima das pessoas e as ações, responsabilidades e fiscalização mais próximas do cidadão”.
O presidente do Conass, João Gabbardo, enfatizou que, com a nova forma de financiamento das obras, o ministério cumpre a constituição, além de possibilitar maior concorrência do mercado, otimizando os orçamentos. “Vai aumentar a competição, garantir o menor gasto e facilitar o processo finalização das obras. Com o cumprimento da Lei, vamos poder responsabilizar quem executa a obra. A ação possibilita ainda fazer um planejamento de gastos de novas construções. Vamos acabar com as obras inacabadas, vamos ter o começo, meio e fim. Nós, secretários de saúde estaduais, estamos em pleno acordo com o Ministro que tem nosso total apoio”.
Fonte: http://www.conasems.org.br/sus-

Pai fica três anos preso após filha inventar estupro

Um homem foi declarado inocente pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul após ficar três anos preso, acusado de ter estuprado a própria filha. As informações são do Extra. Os desembargadores da Seção Criminal do TJ-MS suspenderam na quarta-feira os efeitos da condenação ao constatarem que a menina, então com 14 anos, mentiu sobre o crime para prejudicar um novo relacionamento do pai, que havia saído de casa ao se separar da mãe. Preso em fevereiro de 2014 na ala de criminosos sexuais de um presídio de Campo Grande, o homem foi libertado em novembro do ano passado. Isso porque outra filha sua depôs em sua defesa e contou que a irmã a havia confidenciado a mentira após a detenção do pai. A suposta vítima, segundo o veículo local “Correio do Estado”, imaginava que a acusação “não daria em nada”. Assim, inventou para a mãe uma história semelhante a um caso que viu na televisão. Sem a intervenção da outra filha, o eletricista cumpriria 10 anos e 6 meses de pena agravada pela relação de parentesco e pelo uso de violência. A própria Procuradoria de Justiça já havia se manifestado a favor da reversão da sentença antes do julgamento. Por unanimidade, os desembargadores analisaram o recurso e atestaram a inocência do homem.
Fonte:Jornal Extra

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Estiagem deixa Barragem Dionísio Machado em estado de alerta


                Vídeo extraído do Youtube

Este vídeo que você está assistindo, foi a ultima enchente da barragem Dionísio Machado na cidade de Lagarto/SE, enchente que aconteceu no dia 16 de outubro de 2013, mas a barragem nesses últimos três anos vem perdendo sua reserva de água e sem controle de vasão, pois muitos que dependem da água da barragem estão prestes a perder este conforto se o tempo não resolver mudar, todos sabemos que os tempos mudam tanto para melhor como para pior, e como já não basta a longa estiagem das chuvas que estamos passando muita gente parece não acreditar que um dia pode lhes faltar por completo este liquido precioso, com a falta de manutenção por parte dos seus administradores e a incompreensão dos desmatamento das suas margens e adjacências torna possível  as erosões e a evaporação de uma boa parte da água da barragem. Agora observe as fotos da atual situação da barragem. Reportagem Raimundo Lima
Foto : Jonas Neto

Foto: Jonas Neto

Foto: Jonas Neto

Foto: Jonas Neto

Foto: Jonas Neto

Foto: Jonas Neto

Foto: Jonas Neto

Foto: Jonas Neto


Foto: Jonas Neto
   

Valmir e Alberto se reúnem com Ministro da Saúde

Prefeito de Lagarto e secretário protocolam entrega de projetos no tocante a estruturação de Unidades Básicas de Saúde - UBS.

A Prefeitura de Lagarto vem tentando de todas as formas angariar recursos para dar andamento em ações significativas para o município.
Com mais de 119 comunidades, o município carece, principalmente, de um Fundo Municipal de Saúde que disponibilize atendimento em todas as áreas de abrangência, colocando assim, saúde pública e qualidade de vida aos lagartenses.
Com esse objetivo, o gestor municipal Valmir Monteiro deslocou-se até Brasília (DF) nesta terça-feira, dia 7, data marcada para o início das atividades no Congresso Nacional. Valmir, acompanhado do líder do Governo Federal, deputado André Moura, do senador Eduardo Amorim, do secretário de Saúde de Lagarto Alberto Cavalcante e do coordenador de Educação Permanente Paulo Daltro tinham agendado uma reunião com o Ministro da Saúde Ricardo Barros, para buscar apoio na área de saúde.
"Vamos usar a força que esse poder federal tem para levar até Lagarto os serviços que a população tem direito. Temos aqui sergipanos ocupando a cadeira do parlamento e é deles que devemos cobrar. Eu, inclusive, quero agradecer ao deputado André e ao senador Amorim pelo esforço em agendar essa visita em um dia tão corrido", agradeceu Valmir.
No ministério, foi solicitado ao Governo Federal auxiliasse o município de Lagarto, no tocante a estruturação de Unidades Básicas de Saúde - UBS, bem como ampliação das equipes de saúde, no intuito de dar maior suporte as equipes de saúde da família, além, de firmar parceria para acompanhamento de pacientes acamados.
O secretário Alberto explanou sobre a visita. "Trouxemos várias ideias que podem beneficiar a cidade de Lagarto, não foi apenas um encontro, aqui protocolamos a entrega de um montante de projetos que nos próximos meses podem enviar ao município recursos a serem investidos em nossas unidades", citou.
Outro fator discutido foi a aquisição de equipamentos que permitam uma estruturação adequada ao CAPS E CER lll, como também, a possibilidade da Secretaria de Saúde ter a disposição uma Unidade móvel Clinico e odontológico para atender semanalmente dentro dos bairros e povoados.
Créditos:
FONTE: http://www.lagartense.com.br