Falacocriticas.blogspot.com

sábado, 28 de janeiro de 2017

Secretaria recomenda uso seletivo da vacina contra febre amarela em Feira de Santana

A coordenadora de imunização da Secretaria de Saúde, Kátia Ferraz, afirmou que as vacinas estão acabando rapidamente dos postos de saúde devido à grande demanda.

Laiane Cruz
A Secretaria Municipal de Saúde informou na manhã desta sexta-feira (27), durante coletiva à imprensa, que a população não deve fazer o uso indiscriminado da vacina contra febre amarela, por risco de contrair a própria doença. A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Divep), Francisca Oliveira, todas as unidade de saúde já foram orientadas sobre como proceder caso atendam algum caso suspeito da doença.
“A vacina possui contraindicações, e é necessário que somente os grupos específicos sejam vacinados, como bebês de 9 meses, crianças de 4 anos que precisam tomar a segunda dose, adolescentes que nunca tomaram a vacina, e adultos trabalhadores da saúde”, afirmou.
A chefe da Divep afirma que Feira de Santana ainda não faz parte da área de risco e por isso deve fazer a vacinação seletiva. Segundo ela, neste mês a secretaria recebeu 6.400 doses da vacina contra febre amarela, que já foram aplicadas. Em janeiro do ano passado foram 9 mil doses.
A coordenadora de imunização da Secretaria de Saúde, Kátia Ferraz, afirmou que as vacinas estão acabando rapidamente dos postos de saúde devido à grande demanda.
“Existem várias pessoas que estão tomando as vacinas de forma indiscriminada e isso é uma preocupação do Ministério da Saúde, em a gente ter casos da doença em decorrência da vacinação inadequada. Nós recebemos doses mensalmente e temos essa vacina disponível o ano inteiro no calendário nacional, então não tem necessidade de todas as pessoas procurarem os postos no mês de janeiro. Todas as unidades de saúde receberam a vacina em quantidades referentes à sua área de abrangência”, disse.
As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário