Ter uma Alimentação Escolar adequada e saudável é um direito de todo estudante. O fiel cumprimento deste direito é imprescindível para o efetivo desenvolvimento das atividades discentes nas unidades escolares. A oferta de uma boa Alimentação Escolar, alinhada à Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), contribui para proporcionar ambientes satisfatórios e saudáveis, com vistas a garantir maior sucesso na aprendizagem e desenvolvimento social dos estudantes.
O blog do radialista Carlino Souza exibi uma reportagem que revolta qualquer cidadão de bem, que é o caso de merenda escolar estragada servida a alunos de várias escolas da rede pública no município de Jeremoabo.
Para o vereador Jairo do Sertão (PSC), uma das cenas mais fortes foi ter encontrado banana podre "na cozinha da escola em meio aos alimentos destinados à merenda". "Essa é a MERENDA ESCOLAR que chegou na Escola Municipal Manoel Dantas de Carvalho, Povoado Brancos, fato que revolta os pais de alunos e professores da escola", disse Jairo do Sertão.
Na imagem postada em sua rede social, mostra vários cachos de bananas pobre que seria servido na merenda aos alunos da rede pública de ensino daquela unidade escolar.
Ainda segundo informações, a merenda escolar não tem sido de boa qualidade. Comentários nas redes sociais dão a entender que a comunidade vem sofrendo descaso por parte da gestão da prefeita Anabel de Tista(PSD).
São constantes reclamações e inúmeras pessoas contra a administração.
O blog do Carlino Souza, importante agente fiscalizador da população jeremoabense, sugere à Câmara de Vereadores de Jeremoabo uma representação no Ministério Público contra o mal uso do dinheiro público no município.
É nessas horas que devemos pensar e refletir nas pessoas que elegemos como nossos representantes, e devemos cobrar e questionar cada centavo gasto com o dinheiro público, que é o meu e o seu dinheiro, que você paga ao governo quando compra qualquer coisa, desde uma caixa de fósforo a um carro.
Por isso faça a sua parte, e não fique pensando que outras pessoas não fazem o mesmo, pense por você pois pensando desta forma e ensinando seus filhos, com o passar do tempo quem sabe o Brasil possa se tornar um país mais justo e mesmo corrupto como sempre deveria ser, eu tenho esperanças e quero ver isso acontecer!
O que diz a Lei nº 11.947/2009?
A Lei nº 11.947/2009 determina a utilização de, no mínimo, 30% dos recursos repassados pelo FNDE para alimentação escolar, na compra de produtos da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando os assentamentos de reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombolas (de acordo com o Artigo 14).
A aquisição de gêneros alimentícios será realizada, sempre que possível, no mesmo município das escolas. As escolas poderão complementar a demanda entre agricultores do território rural, estado e país, nesta ordem de prioridade.
E tome banana pra o povo!
Por: Carlino Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário