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quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Defensoria pede que Cereser tire ‘espumante’ para crianças do mercado e chama empresa de ‘irresponsável’

Empresa diz que só se manifestará na próxima sexta-feira. Desembargador acata parecer da Defensoria.
A Defensoria Pública do Estado de São Paulo enviou uma recomendação à Cereser para que retirasse do mercado uma bebida gaseificada sem álcool, destinada a crianças, que reproduz o formato de espumantes tradicionais –inclusive com rolha. Lançada em 2011 para as festas de fim de ano, a embalagem colorida do Disney Spunch traz personagens da Disney, como a Cinderela, a Branca de Neve e o Mickey. De acordo com Diego Vale de Medeiros, coordenador do Núcleo do Infância e Juventude da Defensoria, a estratégia da empresa foi “irresponsável, por se relacionar com produto direcionado ao adulto e fazer analogia a espumantes”. Para ele, a bebida fere tanto o Estatuto da Criança e do Adolescente, ao induzir o consumo de álcool, quanto o Código de Defesa do Consumidor –seria considerada publicidade abusiva. A recomendação não é uma decisão judicial, mas a intenção da defensoria é levar o caso à Justiça, caso o pedido de retirada da bebida das lojas não seja seguido.

OUTRO LADO
A Cereser não quis comentar o assunto. Em nota, diz que “o ofício [da defensoria] é analisado pelo departamento jurídico da empresa, que apresentará defesa até a próxima sexta-feira”. Segundo a defensoria, a Cereser já marcou reunião com o órgão para discutir o assunto.
Um caso semelhante ao da bebida são cigarros de chocolate, retirados do mercado há vários anos pela mesma conclusão –o estímulo indevido ao consumo. Para Vivien Bonafer Ponzoni, psicóloga e terapeuta, “incentivar o consumo de produtos próximos da realidade adulta cria uma necessidade que a criança não tem”.
No caso do Disney Spunch, os personagens infantis podem ser mais uma maneira de aproximar a criança do universo do adulto. Desembargador da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de São Paulo, Antônio Carlos Malheiros diz que “não deixa de ser uma indução”. “A criança está bebendo a mesma coisa que os pais e se vê tão poderosa quanto eles”, afirma. Não há prazo para que a empresa recolha a bebida.
Fonte: FOLHA ONLINE


2 comentários:

  1. ME INCOMODOU QUANDO ENCONTREI "ISSO" NA PRATELEIRA DE UM SUPERMEECADO, PENSO QUE AS GARRAFAS COM MOTIVOS INFANTIS SÃO UM ATRATIVO PERIGOSO E SEU CONTEÚDO BANALIZA O ATO DE INGERIR BEBIDAS, HOJE SEM ÁLCOOL, AMANHÃ COM. ME SINTO OFENDIDA COMO CIDADÃ, MÃE, EDUCADORA E APRENDENTE DE SERVIÇO SOCIAL. NÃO ENTENDO COMO O PODER PÚBLICO E OS ÓRGÃOS DE DEFESA DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES, AINDA NÃO, POR MEIOS LEGAIS TIRARAM "ISSO" DAS PRATELEIRAS.

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  2. Não é uma garrafa que vai induzir uma criança a beber e sim a educação que ela recebe em casa. O bom exemplo vem da família e não de fora. De que adianta esse tipo de ação se os pais ou as mães bebem na frente dos filhos? É lógico que a criança irá seguir o exemplo de quem ela se espelha. Parem com essa baboseira de ficar dizendo que isso ou aquilo induz alguém a alguma coisa, isso tudo é conversa fiada. Você pularia num abismo se alguém lhe falasse ou lhe mostrasse algum produto, dizendo que é bom?

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