Falacocriticas.blogspot.com

sábado, 8 de outubro de 2011

Partidos renovam de olho em 2012

O prazo para novas filiações e mudança de partido para quem pretende se candidatar em 2012 acabou ontem e a semana foi agitada nas sedes das agremiações por todo o país. Em Salvador não foi diferente. A Tribuna ouviu representantes de 13 das várias legendas e todos, sem exceção, disseram que a movimentação foi intensa.

Os partidos de maior representatividade e considerados favoritos apostam em reeleger seus quadros e aumentar a bancada com novas representações.

O PT, que detém a maior bancada na Câmara, com sete vereadores, acredita que pode eleger até 14 no pleito do ano que vem. “Dobrar o número que a gente tem hoje seria ótimo”, disse a presidente municipal do PT, vereadora Marta Rodrigues. Entre as caras novas do PT para 2012 estão a cantora Sarajane e a dançarina de pagode Rosiane Pinheiro. O deputado federal Nelson Pelegrino é o candidato do partido à Prefeitura.

O segundo partido mais pretensioso é o Progressista (PP), do prefeito João Henrique e do chefe da Casa Civil de Salvador, João Leão, o pré-candidato a prefeito. “Vamos lançar o máximo de candidatos. Isso aqui (o diretório do PP) está parecendo feira hoje. Vamos eleger de dez para cima. Talvez consigamos uma bancada de 12 vereadores”, estimou Leão, que é a grande aposta do partido para a Prefeitura. O PP hoje tem a terceira maior bancada da Câmara, com quatro vereadores.

O partido dono do segundo maior bloco, o PMDB, com seis representantes atualmente, pretende eleger “sete ou oito”, de acordo com o presidente estadual da legenda, deputado federal Lúcio Vieira Lima.

A legenda tem sido considerada a mais “midiática” para o pleito que se aproxima, pois se filiaram nos últimos dias figuras como o radialista e ex-prefeito Mário Kertész; o apresentador de telejornal Raimundo Varela; sua esposa, Sheila Varela; Armando Mariani Filho; e a jornalista Aline Castelo Branco. Além dos citados, o PMDB traz ainda os nomes de Kátia Carmelo, ex-superintendente da Sucom; do ex-deputado federal Luiz Bassuma; e da ex-vereadora Ariane Carla. Para a Prefeitura, as apostas são Mário Kertész e, em segundo plano, Geddel Vieira Lima.

O PDT é representado hoje pelos vereadores Odiosvaldo Vigas e Gilberto José, que está licenciado conduzindo a Secretaria Municipal da Saúde. O dirigente do partido na Bahia, Alexandre Brust, espera eleger de quatro a seis representantes no ano que vem.

O PSB, da senadora Lídice da Mata, atualmente não tem representatividade na Casa do Povo, mas aposta em eleger três vereadores para a próxima legislatura. O PCdoB aposta, além das duas vereadoras, no ex-deputado estadual Javier Alfaya como puxador de votos em sua chapa para eleger quatro representantes.

Atualmente com apenas um vereador, o PSDB pretende eleger três no próximo pleito. O DEM, que não tem representação atualmente, aposta no ingresso de cinco ou seis vereadores. O PR, da vereadora Léo Kret, acredita que vai aumentar sua bancada de dois para quatro parlamentares.
PSD dá o tom de novidade
Recém-nascido, o Partido Social Democrático (PSD) conquistou em apenas dez dias de existência três vereadores exercendo mandato e levanta o título de uma das maiores bancadas do parlamento municipal. De acordo com o presidente do partido na Bahia, o vice-governador Otto Alencar, eles vão crescer ainda mais.

Otto não quis arriscar números, mas deixou claro que o PSD vai fazer coligação com o PT também na chapa proporcional e aposta que terá um grande bloco a partir de 2013. Além dos vereadores em mandato David Rios, Dr. Pitangueira e Edson da União, a legenda lançará nomes de figuras conhecidas a exemplo de Silvoney Sales, ex-vereador; Gerson Gabrielli, ex-presidente municipal do DEM; Agenor Gordilho e Luís Carlos Dórea, treinador de boxe do deputado federal Acelino Popó Freitas (PRB), ex-pugilista.

O vice-governador não esconde a satisfação. “Tivemos que pular muitos obstáculos colocados pelos nossos adversários e em dez dias já estamos em 405 das 417 cidades da Bahia. São muitas pessoas que acreditam no PSD. O fato de termos três vereadores com pouco mais de uma semana de existência demonstra a confiança que eles têm no partido. Eles já me conhecem e sabem que nunca vou trabalhar para dificultar a vida de ninguém”, desabafou Otto Alencar.

O líder do PSD em Salvador, o deputado estadual Alan Sanches, também comemora o triunfo. “Com apenas dez dias de criado, fomos obrigados a correr contra o tempo e, sem dúvida, temos motivos de sobra para comemorar. Afinal, os números inegavelmente são satisfatórios”, comemorou Alan, que foi vereador por duas vezes, o mais votado em 2008, inclusive.

O presidente municipal complementou ainda que a meta do PSD é ampliar o número de representantes na Câmara, assim como buscar o devido espaço nas negociações com os partidos da base aliada para a disputa pela Prefeitura de Salvador. O PSD já dispõe de 42 pré-candidatos à Câmara de Salvador.
Romulo Faro Fonte: Tribuna da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário