Falacocriticas.blogspot.com

sábado, 3 de dezembro de 2022

Língua peluda e mais: entenda os novos sintomas da Covid-19

 

Com o aumento nas infecções por Covid-19, sintomas inusitados tendem a surgir com mais frequência. Infectologista explica os sinais de alerta


Língua peluda e dedos roxos: entenda os novos sintomas da Covid 19
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

Desde o início da pandemia, diferentes sintomas têm sido atribuídos à Covid-19. Recentemente, alguns sinais de alerta inusitados entraram para a lista de possíveis indicadores da doença. Um pequeno grupo de pessoas apresentou problemas como língua peluda, dedos roxos e erupções cutâneas. 

Um estudo com mais de 60 mil pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus e relataram seus sintomas descobriu que uma pequena porcentagem experimentou zumbido nos ouvidos, olhos doloridos, irritações na pele, erupções vermelhas no rosto ou nos lábios, perda de cabelo e dores nas articulações incomuns. 

Uma análise maior, com mais de 600 mil pessoas, no Reino Unido, mostrou ainda que uma fração das pessoas com Covid-19 também desenvolveu feridas e bolhas roxas nos pés, além de dormência em todo o corpo, entre outros problemas.

"Apesar de os sintomas relacionados à Covid ocorrerem pela ação direta do vírus ou, ainda, por ação das defesas do organismo na tentativa de combater o vírus, alguns sintomas ocorrem por mecanismos ainda não compreendidos", afirma o Dr. Bernardo Almeida, mestre em doenças infecciosas pela UFPR (Universidade Federal do Paraná) e Diretor Médico da Hilab.

Sintomas estranhos, porém frequentes

O especialista destaca que, por mais raro que seja um sintoma, a sua incidência pode aumentar conforme o número de casos da doença também aumenta. "Por exemplo, um sintoma que acontece em 0,1% dos casos irá ocorrer apenas 10 vezes se o número de casos for de 10 mil. Por outro lado, se há 10 milhões de casos no mundo, esse sintoma irá se manifestar em 10 mil situações, podendo passar a ser um problema de maior impacto, apesar da raridade relativa de sua ocorrência", explica.

Além disso, muitos desses sintomas podem surgir em decorrência de outras doenças. Por isso, é importante considerar diagnósticos diferenciais. "A queda de cabelo, por exemplo, pode ocorrer por anemia, hipotireoidismo ou mesmo por fatores mentais associados ao estresse. Portanto, quem já possui uma dessas condições pode estar mais predisposto ao sintoma no caso de contrair a Covid-19", informa o médico.

Cinco sintomas inusitados da Covid-19

O infectologista explicou o que se sabe sobre os cinco sintomas inusitados associados à Covid-19. Confira:

Língua peluda

"Também chamada de língua pilosa, é uma condição associada à alteração no padrão de troca natural das células da mucosa bucal, que se acumulam deixando a língua com um aspecto diferente do habitual. A boa notícia é que essa condição dura apenas algumas semanas, se normalizando na grande maioria dos casos", tranquiliza o médico.

Formigamento nos nervos

Esse sintoma sinaliza ação viral ou do sistema imunológico no sistema nervoso periférico, explica o médico. "Pode inclusive cursar com dor neuropática, semelhante ao que ocorre com o herpes zoster. A resolução do quadro é a regra após algumas semanas. No caso de persistência, é orientada a avaliação de um neurologista", afirma.

Irritações cutâneas

Os chamados rashes cutâneos ocorrem em uma infinidade de doenças virais, muitas bastante comuns na infância, podendo acometer também adultos. "Os principais mecanismos são por ação viral e/ou reação imunológica. Normalmente, é um sintoma leve que melhora espontaneamente, mas, nos casos mais intensos ou duradouros, orienta-se a avaliação de um dermatologista", destaca.

Perda de cabelo

Os fios de cabelo possuem um tempo de vida e caem naturalmente após o término de seu ciclo. Em situações habituais, novos fios surgem a uma taxa que mantém a quantidade total de fios de cabelo. 

"No entanto, vários fatores podem influenciar esse ciclo de vida, como doenças ou um fator de estresse, fazendo eventualmente com que vários fios de cabelo terminem seu ciclo de vida ao mesmo tempo, aumentando temporariamente a taxa de queda de cabelo. Na Covid-19, esses dois fatores (doença e estresse) provavelmente contribuem para esse sintoma, que tende a se normalizar na medida em que novos fios de cabelo crescem", explica o Dr. Bernardo.

Dedos roxos e com bolhas ou feridas

Não há um consenso em relação a esse sintoma, também chamado de "dedos da Covid". "Podem ocorrer por microtrombos nos pequenos vasos dos dedos, mas essa é apenas uma teoria, ainda não comprovada. Felizmente, melhoram com o tempo e, nos casos mais intensos, podem ser usadas algumas medicações tópicas para aliviar o sintoma", informa.

Fonte: terra.com.br/vida e estilo/saude

sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Moraes corrige decisão e autoriza, com alterações, publicidade do governo sobre os 200 anos da Independência


O ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, durante sessão — Foto: Abdias Pinheiro/SECOM/TSE


 Mais cedo, TSE publicou por engano decisão que barrava a propaganda; despacho foi substituído no sistema. Presidente do TSE indicou correções para adequar peças à Lei Eleitoral.Por Rosanne D'Agostino, Márcio Falcão e Fernanda Vivas, g1 e TV Globo — Brasília 


A nova decisão autoriza o governo Jair Bolsonaro a divulgar a campanha – mas estabelece uma lista de alterações para que o material não desrespeite as restrições previstas na Lei Eleitoral.
"Corrijo a decisão ID 157950288, ante a ocorrência de erro material", diz o novo despacho. Segundo o gabinete de Moraes, a versão anterior da decisão foi publicada no sistema eletrônico por engano.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, corrigiu nesta sexta-feira (26) a decisão que havia proibido a veiculação, pelo governo federal, de propaganda institucional dos 200 anos da Independência do Brasil.

Pela decisão correta, o governo fica autorizado a veicular o material, mas terá que fazer alterações no conteúdo para atender à legislação eleitoral – que proíbe o uso de comunicações de governo para fazer campanha.
Segundo Moraes, o material divulgado deverá identificar apenas os ministérios do Turismo, da Defesa e das Relações Exteriores, responsáveis pela campanha publicitária. E deverão ser retiradas as menções a sites com as palavras "governo" ou "gov".
O presidente do TSE também determinou a retirada de um dos trechos que, segundo Moraes, "excede à informação da população acerca do Bicentenário da Independência, com eventual conotação eleitoral".
O trecho citado pelo ministro é o que o governo afirma: "...E essa luta também levamos para o nosso cotidiano, para a proteção das nossas famílias e sobretudo, para a construção de um Brasil melhor a cada dia....".
Na decisão, Moraes afirmou que a importância histórica da data preenche os requisitos para a veiculação da campanha.
"Inegável a presença dos requisitos pela importância histórica da data, em especial para comemorações dada a dimensão do país e seus incontáveis feitos durante esse período de independência. No tocante à urgência, verifica-se a importância do pertencimento à nação, que agora de forma democrática, vem se perpetuando o país", afirmou Moraes no novo despacho.
Ao TSE, o governo argumentou que as celebrações dos 200 anos de Independência, além do tradicional desfile cívico-militar, têm como foco a participação da sociedade "nesta importante data comemorativa com valorização das principais figuras históricas do Brasil".


A Lei das Eleições restringe as publicidades do governo durante o período de campanha. Por isso, nesse período, é necessário que o governo peça ao TSE para veicular propagandas. Cabe ao tribunal analisar cada caso.




Fonte: G1

sexta-feira, 31 de julho de 2020

Indicação de Ibrain Monteiro pede a compra de termômetros para policiais do interior

Foi aprovada em sessão remota da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) na última quinta-feira, 30, a indicação Nº 364/2020 do deputado estadual Ibrain Monteiro (PSC) que solicita ao Governo do Estado a aquisição de aparelhos de monitoramento de temperatura para policiais.

 

Além disso, o parlamentar pede a rápida realização dos processos licitatórios necessários para a compra dos aparelhos para que a distribuição seja feita em todas as bases policiais do interior do estado, ressaltando que eles continuam trabalhando normalmente durante a pandemia.

 

“A nossa orientação para a sociedade é para ficar em casa e, se precisar sair, usar a máscara e álcool em gel, mas alguns profissionais estão na linha de frente, exercem atividades consideradas essenciais. É o caso dos nossos policiais, em especial aqueles que atuam no interior e que estão mais expostos ao contato com o vírus. Acho que esse controle da temperatura deve ser continuado e eles precisam de assistência”, explicou Ibrain.

Texto foi aprovado pela Alese na última quinta-feira, 30

 

 

Com informações da Rede Alese


terça-feira, 21 de julho de 2020

Homem escala paredes de hospital para acompanhar mãe vítima de coronavírus




Jovem de 30 anos passava a maior parte dos dias láFoto: Reprodução | Twitter
Um homem em Hebron, na Cisjordânia, comoveu o mundo com a sua história de amor pela mãe. Sem poder estar perto dela devido aos protocolos de segurança da covid-19, Jihad Al-Suwaiti, 30, escalava as paredes do hospital onde ela estava internada, para poder lhe fazer companhia pela janela em seus momentos finais.
Aos 73 anos, Rasmi Suwaiti, lutava contra a leucemia e acabou morrendo cinco dias depois de ser infectada pelo novo coronavírus. Em entrevista ao site Mirror, um porta-voz dos hospital contou que até o falecimento, Jihad subia todos os dias, agarrando-se pelos canos, para ver a mãe no segundo andar.
“Ele passava a maior parte dos dias lá, observando as condições da mãe, e só descia quando tinha certeza de que a mãe havia adormecido”, afirmou.
Segundo um irmão de Jihad, o jovem era bastante apegado a mãe. A escalada de despedida da mãe ocorreu no dia 16 de julho, quando sua imagem na janela acabou viralizando no Twitter.
 “Ele era muito ligado à nossa mãe, especialmente após a morte de nosso pai, há 15 anos”, contou o irmão dele.

quarta-feira, 15 de julho de 2020

Em Sergipe, 1.033 morreram por Covid-19 e 39.167 pessoas já testaram positivo

Redação Portal A8


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou nesta terça-feira (14), o boletim epidemiológico do coronavírus, com 946 casos e 21 novos óbitos. Em Sergipe, 39.167 pessoas já testaram positivo para a COVID-19 e 1.033 morreram. Dos 21 óbitos, 19 estavam em investigação e foram confirmados.
Sete mortes são de Aracaju, com quatro homens: 35 e 78 anos, ambos sem comorbidades; 68, com diabetes e doenças cardiovascular e renal crônica; 82, com hipertensão. As mulheres são: 69, com hipertensão, diabetes e obesidade; 79, com hipertensão e diabetes; e 84, com diabetes e hipertensão.
Mais sete pacientes do interior, sem comorbidades, faleceram: homens, de 54 e 74 anos, moradores de Itabaiana; uma recém-nascida do sexo feminino, de onze dias, de Maruim; homem, 93, de Rosário do Catete; mulheres, de 44 e 85 anos, ambas residentes de Estância; e homem, 43, de Nossa Senhora das Dores.
Em outros municípios, também sete óbitos: criança de seis anos, do sexo masculino, residente de Nossa Senhora da Glória, com pneumopatia crônica; mulher, 54, de Divina Pastora, com hipertensão e diabetes; homem, 46, de Lagarto, com obesidade; mulher, 87, com doença renal crônica; mulher, 73, de Nossa Senhora do Socorro, com hipertensão e doença pulmonar obstrutiva crônica; mulher, 75, de Tomar do Geru, com doença cardiovascular e diabetes; e homem, 39, morador de Moita Bonita, com imunossupressão.
São 24.169 pessoas curadas até o momento. Foram realizados 71.154 exames e 31.987 foram negativados. Estão internados 738 pacientes, sendo 281 em leitos de UTI (153 na rede pública, sendo 151 adultas e 2 pediátricas; e 128 na rede privada, sendo 123 adultas e 5 pediátricas) e 457 em leitos clínicos (269 na rede pública e 188 na rede privada). São investigados mais 13 óbitos. Ainda aguardam resultado 3.516 exames coletados.

segunda-feira, 22 de junho de 2020

Publicado em 22/06/2020 20h57. Covid-19: Brasil chega a 1,1 milhão de casos e 51,2 mil mortes

Até o momento, 571.649 pacientes foram recuperados.

Boletim epidemiológico covid-19 - Ministério da Saúde
Agência Brasil - O Brasil teve 654 novas mortes por covid-19 registradas nas últimas 24 horas, de acordo com atualização do Ministério da Saúde divulgada hoje (22). Com esse acréscimo às estatísticas, o país chegou a 51.217 óbitos em função da pandemia do novo coronavírus.
A atualização diária traz um aumento de 1,1% no número de óbitos em relação a ontem (21), quando o total estava em 50.617.
O balanço também teve 21.432 novos casos registrados, totalizando 1
.106.470. O acréscimo de pessoas infectadas marcou uma variação de 1,9% sobre o número de ontem, quando os dados do ministério registravam 1,085 milhão de pessoas infectadas.
Do total, 483.550 pacientes estão em observação, 571.649 foram recuperados e 3.912 mortes estão em investigação.
A taxa de letalidade (número de mortes pelo total de casos) ficou em 4,6%. A mortalidade (falecimentos por 100.000 habitantes) foi de 24,4. Já incidência (casos confirmados por 100.000 habitantes) ficou em 526,5.
Os estados com maior número de óbitos são São Paulo (12.634), Rio de Janeiro (8.933), Ceará (5.604), Pará (4.605) e Pernambuco (4.252). Também apresentam altos índices de vítimas da pandemia os estados do Amazonas (2.671), Maranhão (1.760), Bahia (1.441), Espírito Santo (1.362), Alagoas (903) e Paraíba (784).
Os estados com mais casos confirmados da doença são São Paulo (221.973), Rio de Janeiro (97.572), Ceará (94.158), Pará (86.020) e Maranhão (70.689).
Fonte: Acorda Cidade

quinta-feira, 18 de junho de 2020

Bolsonaro se reúne com ministros para explicar abrigo de Queiroz por seu advogado

O clima no governo é tenso e o desafio do Planalto é como explicar o envolvimento do advogado Frederick Wassef, que representa o senador Flávio Bolsonaro e o presidente, no "desaparecimento" de Queiroz

Foto: Eraldo Peres/AP
Após a prisão do ex-assessor parlamentar Fabrício Queiroz, o presidente Jair Bolsonaro convocou na manhã desta quinta-feira, 18, seus principais auxiliares para traçar uma estratégia de reação. O clima no governo é tenso e o desafio do Planalto é como explicar o envolvimento do advogado Frederick Wassef, que representa o senador Flávio Bolsonaro e o presidente, no "desaparecimento" de Queiroz.
O ex-assessor foi localizado pela polícia em um imóvel que, segundo as investigações, pertence a Wassef. De acordo com caseiros da propriedade, o ex-assessor estava há um ano no local Neste período, o advogado, o senador e Bolsonaro negaram saber o paradeiro de Queiroz.
Na manhã desta quinta-feira, 18, convocou o ministro da Justiça, André Mendonça, para uma reunião no Palácio do Planalto. O encontro não estava previsto na agenda. O ministro Jorge Oliveira, da Secretaria-Geral da Presidência e subchefe de Assuntos Jurídicos, e assessores do gabinete também participaram da conversa, segundo integrantes do governo. O Estadão apurou que Flávio Bolsonaro voltou o Rio com a família na manhã desta quarta-feira.
A avaliação no Palácio do Planalto é que a prisão do ex-assessor parlamentar em um endereço ligado ao advogado do presidente colocou o caso da "rachadinha" dentro do Palácio do Planalto. Dede o início das investigações do suposto esquema de rachadinha na Assembleia Legislativa do Rio, o governo trabalhou para blindar o mandato atual do presidente.
Embora a agenda oficial só registre três encontros do presidente com Wassef, o advogado, que atua no caso Adélio Bispo e se apresenta como consultor jurídico da família, é presença constante no Planalto e no Palácio da Alvorada. No dia 9 de junho, Wassef esteve com o presidente e deixou o Planalto por volta das 20h. O encontro não consta na agenda. Na quarta-feira, 17, esteve na posse do novo ministro das Comunicações, Fábio Faria.
No dia em que Bolsonaro fez um pronunciamento após o ex-ministro Sérgio Moro se demitir, em 24 de abril, o advogado também estava presente nos bastidores. No dias seguintes, em meio à escolha do novo chefe da Polícia Federal, o advogado também se reuniu no Palácio do Alvorada, sem registro na agenda.
Wassef é visto com desconfiança pelos assessores mais próximos de Bolsonaro. O presidente chegou a ser aconselhado a dispensá-lo, mas o modo como agiu justamente no caso Queiroz o garantiu por perto, contam pessoas próximas ao presidente.
O principal momento foi quando Wassef conseguiu suspender no Supremo Tribunal Federal (STF), através de decisão do ministro Dias Toffoli, suspender todas as investigações feitas com base no compartilhamento de dados bancários sem autorização judicial, atendendo ao pedido da defesa de Flávio Bolsonaro.
A atuação de Wassef também levanta a suspeita sobre uma possível troca de informações entre investigados, o que pode representar tentativa de obstrução de Justiça. Em entrevistas, o senador também já afirmou não saber o paradeiro do ex-assessor e chegou a alertar que não mantinha mais contato com Queiroz justamente para que não fosse interpretado como crime.
Mais cedo, Bolsonaro deixou o Palácio da Alvorada sem falar com apoiadores. Normalmente, o presidente para por alguns minutos em frente à residência oficial para conversar com as pessoas que o aguardam na entrada da residência oficial, o que não ocorreu na manhã desta quinta-feira, 18.


Jussara Soares e Julia Lindner - Estadão Conteúdo

Ministro da Educação, Abraham Weintraub, anuncia saída do cargo

Ministro ficou no cargo por 14 meses e deixará MEC após sequência de crises com outras instituições. Nos últimos meses, Weintraub ofendeu chineses e chamou ministros do STF de 'vagabundos'
Foto: Gabriel Jabur/MEC/Divulgação
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou nesta quinta-feira (18) que deixará o cargo. A confirmação foi dada em um vídeo publicado por Weintraub, em que aparece ao lado do presidente Jair Bolsonaro. O nome do substituto não foi informado.
Weintraub assumiu o cargo em abril de 2019, após a saída de Ricardo Vélez Rodríguez, e permaneceu no posto por 14 meses. No período, acumulou desafetos e disputas públicas com diversos grupos sociais – entre eles, a comunidade judaica e a representação da China no Brasil.
A polêmica mais recente surgiu após a divulgação do vídeo da reunião ministerial de 22 de abril, no Palácio do Planalto. No encontro com o presidente Bolsonaro e outras autoridades do Executivo federal, Weintraub defendeu a prisão dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), a quem chamou de "vagabundos".
"A gente tá perdendo a luta pela liberdade. É isso que o povo tá gritando. Não tá gritando pra ter mais Estado, pra ter mais projetos, pra ter mais... o povo tá gritando por liberdade, ponto. Eu acho que é isso que a gente tá perdendo, tá perdendo mesmo. A ge... o povo tá querendo ver o que me trouxe até aqui. Eu, por mim, botava esses vagabundos todos na cadeia. Começando no STF”, disse.
O vídeo foi revelado no inquérito que apura suposta interferência do presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal. Relator dessa investigação, o ministro do STF Celso de Mello disse ver possível crime de injúria por parte de Weintraub e, por isso, enviou ofício aos demais membros da Corte.
No último domingo (14), Weintraub participou de um protesto com pautas antidemocráticas e inconstitucionais na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Ele voltou a usar o termo "vagabundos" mas, desta vez, não disse textualmente a quem se referia.
Questionado sobre impostos pagos para bancar "funcionários corruptos", Weintraub disse aos apoiadores: "Eu já falei a minha opinião, o que eu faria com vagabundo". O ministro não usava máscara de proteção e, por isso, foi multado pelo governo local.
Na manhã desta segunda, o blog da comentarista do G1 e da TV Globo Andréia Sadi já havia mostrando o aumento da pressão da ala política do governo, incluindo ministros militares, pela substituição de Weintraub.
Interlocutores da Corte ouvidos pelo blog afirmaram que o ideal seria ele ser demitido até a posse de Fabio Faria, na quarta (17), uma vez que os chefes dos outros Poderes, como STF e Congresso, querem prestigiar o novo ministro das Comunicações, mas classificam como “um constrangimento” comparecerem a um ato do governo federal, para prestigiar o Executivo, enquanto Weintraub seguir no comando da Educação, com ataques aos demais Poderes.
Nesta quarta, a comentarista do G1 e da GloboNews Cristiana Lôbo informou que o governo pretende indicar Weintraub para o Banco Mundial, em Washington. Lá, o Brasil lidera um grupo de nove países e, sendo o maior acionista, tem a prerrogativa de indicar o diretor  da área.
Fonte: Tribuna da Bahia, Salvador

sexta-feira, 5 de junho de 2020

Alunos da UFS Lagarto poderão ser expulsos por fraude em cotas raciais

Eles foram denunciados em rede social por supostamente terem burlado as regras do Sisu, para garantir uma vaga na universidade.
 

quinta-feira, 28 de maio de 2020

Celso de Mello envia à PGR uma notícia-crime contra o general Heleno




  Por: Agência Brasil  Por: Redação BNews  0comentários
Oministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello, enviou à Procuradoria Geral da República (PGR), na noite desta quinta-feira (28), uma notícia-crime, uma comunicação e uma denúncia de crime de responsabilidade contra o general Augusto Heleno, ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).
O ministro é o relator de dois processos de impeachment contra o militar, protocolados no STF.
primeiro foi feito na última sexta=feira (22), pelo PSOL. O segundo, foi feito na última segunda-feira (25) pelos deputados federais do Partido dos Trabalhadores (PT), Maria Margarida Salomão (PT-MG), Célio Moura (PT-TO) e Rogério Correia (PT-MG), após o general Heleno emitir nota contra o pedido de apreensão do celular de Jair Bolsonaro por Celso de Mello.

Atenção: os comentários não representa a opinião deste blog; A responsabilidade é do autor da mensagem.